Splitplay é uma start up brasileira criada por alunos da PUC. A empresa passou por programas do governo como SEEDStartup-Chile e Startup-Rio, e é a primeira plataforma para vendas e distribuição internacional de jogos indies feitos na América Latina. 

Rodrigo Coelho, o CEO da empresa, conversou com o nosso site e explicou melhor sobre o projeto. 

Como surgiu a ideia:
Eu venho de um background de desenvolvimento de games. Trabalhei por alguns anos em projetos indies próprios e depois me tornei Game Designer no estúdio indie Nano Studio, criador de Favela Wars, o maior game de estratégia feito no Brasil, lá trabalhei como Game Designer e Líder do time de Level Design. Lá fiz muitos contatos com desenvolvedores da indústria brasileira e aprendi muito sobre essa indústria como um todo também. Foi quando eu comecei a estudar mais a fundo o nosso ecossistema de criação, desenvolvimento e o mercado de jogos.

Com todos os contatos diretos com os outros devs da indústria, fui percebendo que não era coisa da minha cabeça, todos eles passavam pelo mesmo problema: Distribuição e reconhecimento.
Existe muita gente produzindo jogos indies no Brasil, mas todos enfrentam um problema sério para ser reconhecidos em seu próprio mercado. Jogos brasileiros de grande sucesso como Oniken, Knights of Pen and Paper (que por sinal já fez mais de US$1 milhão), Damned etc, sequer são conhecidos pelos brasileiros, mas são muito reconhecidos lá fora. Mesmo nossa mídia especializada fala pouco e sabe pouco sobre eles.

Eu, Eric Henrique começamos a estudar bastante o mercado indie e com isso passamos a dar palestras sobre o nosso mercado indie. Demos palestras até internacionalmente, fomos convidados para falar em um evento de uma organização do Peru. Nisso, acabamos entrando em contato com as comunidades de desenvolvimentos de outros países e aprendendo que esse é um problema recorrente na América Latina toda, não só no Brasil.

Chegamos à conclusão que nossa mídia especializada simplesmente não tem mesmo contato com a produção local porque não tem um lugar centralizado pra ela. O Brasil em grande parte só tem contato com o que vem de grandes sites internacionais como Steam, Good old Games e Humble Bundle, acho que isso é parte do motivo pelo qual falta divulgação, mesmo não faltando qualidade. Aqui você pode ver uma lista com alguns dos melhores jogos indies criados por brasileiros que serão lançados em 2014.

Bom, nesse meio tempo nos deparamos com um cara chamado Jason Della Rocca. Ele é o ex-presidente da IGDA (International Game Developers Association) e hoje é consultor de governos. O que ele diz é que o mercado de games está entre os 5 melhores investimentos que um governo pode fazer (junto com biotecnologia e energia renovável, a entrevista dele está aqui), e para um mercado interno se desenvolver, o país precisa de duas coisas: 1- Apoio governamental e 2- Uma forma eficiente de distribuição.

O Governo já está criando diversos programas de apoio para start ups, só ano passado foram 3 novos (e por sinal, passamos em 2 deles), então estamos fazendo a nossa parte para ajudar o mercado interno, criando uma forma eficiente de distribuição e valorização da ótima produção de jogos que temos aqui no Brasil e na América Latina.

Os fundadores:
  • Rodrigo Coelho (25 anos) - Game Designer | Chief Executive Officer ou CEO (Graduado em Design para Mídias Digitais PUC-Rio)
  • Eric Salama (24 anos) - Designer de UX | Chief Creative Officer ou CCO (Graduado em Design para Mídias Digitais PUC-Rio)
  • Henrique Bejgel (21 anos) - Desenvolvedor | Chief Technology Officer ou CTO (Formando em Engenharia da Computação PUC-Rio)
Membros do time:
  • Dimas Cyriaco - Desenvolvedor Sênior, desenvolveu boa parte do sistema e está com eles desde o início do projeto.
  • Gustavo Corrêa - Desenvolvedor de Interação visual (front-end)
  • Gabriel Dantas - Desenvolvedor de Interação visual (front-end)

Qual o objetivo do projeto:Melhorar o ecossistema de desenvolvimento de jogos daqui provendo aos desenvolvedores e aos jogadores uma loja local onde sejam encontrados os incríveis jogos indies feitos aqui no Brasil e na América Latina como um todo. Dessa maneira, a mídia especializada também terá um HUB local para encontrar os jogos que estão sendo criados, e espalhar a notícia valorizando o ótimo trabalho dos nossos devs.

É muito difícil depender de lojas estrangeiras para conseguir vendas e uma boa visibilidade, porque é muito difícil ter seus jogos nelas. Um marketplace local vai ajudar a todos. E com toda a ajuda dos programas, eles poderão criar um serviço realmente bom para poder ajudar os desenvolvedores que temos aqui a serem catapultados para o sucesso.

Projeto 100% indie:
Sim, o projeto foi criado por um grupo de amigos apaixonados por games que querem ajudar a melhorar a indústria daqui. Quem faz jogos, ajuda a melhorar com o bom conteúdo, e eles pretendem fazer a sua parte para ajudar a indústria com uma boa e ampla distribuição desse conteúdo.

Assim como diversos estúdios indies, a galera do Splitplay começou do zero, bancando tudo com seu próprio dinheiro. Por sorte, esses programas de start ups que foram citados anteriormente, reconheceram o trabalho dos caras, e a sua importância para o nosso mercado crescer e estão os ajudando com orientação, divulgação e fundos, sem pedir nada em troca. 

Quando o projeto começou:A ideia dos 3 fundadores trabalharem juntos na indústria fazendo jogos, se iniciou em 2013, mas foi só por volta do meio do ano que eles decidiram que não fariam jogos, e que precisavam contribuir de outra forma e então foi criada a Splitplay. No fim de Junho, dia 27, eles começaram com o desenvolvimento da plataforma.

Conheça mais sobre o projeto:

Site: http://www.splitplay.com (atualmente é apenas uma landing page com um local para gamers e desenvolvedores interessados deixarem seus e-mails para serem avisados de novidades e do lançamento)
Blog: http://blog.splitplay.com
Facebook: http://facebook.com/splitplay
Twitter: http://twitter.com/splitplay
Tumblr: http://splitplay.tumblr.com
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