Em uma entrevista com a GamesMaster, Miyamoto mais uma vez afirmou que ele não era fã da ideia de remover a funcionalidade de cronometro.
Quando foi perguntado se a equipe de Pikmin 3 teve que tomar algumas decisões importantes sobre a direção da série antes do desenvolvimento, Miyamoto disse:
"Isso é algo que todos os membros da equipe tiveram que debater quando estávamos discutindo que tipo de direção que devíamos tomar em Pikmin 3. Primeiro de tudo, olhando para Pikmin 1 percebemos que não era um jogo muito fácil para as pessoas jogaram, e de vez em quando eles sentiam algum estresse. Nosso principal objetivo em Pikmin 2 era livrar os jogadores de qualquer estresse, tanto quanto possível, de modo que seria muito mais fácil jogar. Bem, eu mesmo não poderia concordar com essa ideia perfeitamente. Esse tipo de natureza de Pikmin 1 foi exatamente o que eu queria reproduzir e eu estava realmente fazendo isso intencionalmente, para que Pikmin 1 fosse um jogo de estratégia."
Miyamoto acrescentou também que no início do desenvolvimento de Pikmin 3, ele convenceu a equipe a voltar para o básico de Pikmin 1:
"Quando começamos a criar Pikmin 3, reuni os principais membros que trabalharam em Pikmin 2 e falei sobre como eu achava que era importante voltar para ao básico de Pikmin 1. Ou devo dizer que metade do meu trabalho na época, não era apenas para falar, mas para convencê-los a entender o que eu pretendia fazer e para concordarem com a minha ideia. "
Fonte: Nintendo Everything
