Miyamoto sobre o desenvolvimento:
Iwata sobre o problema de conseguir usar todo o poder de um novo console e kits de desenvolvimento:
Para gráficos de ponta há um obstáculo, pois temos que reeducar nossa equipe. O desenvolvimento em si não mudou, mas estamos recrutando especialistas que podem se tornar membros principais em cada área especializada. Desenvolvedores externos são usados para técnicas de sombreamento e estamos colaborando muito com empresas externas para hoje termos uma estrutura de desenvolvimento muito boa.
Cada hardware de jogos tem suas especialidades. Há um tempo de "bater e perder" antes das funções poderem ser utilizadas plenamente. Nós não fomos capazes de fornecer kits de desenvolvimento que mostram todo o poder do Wii U até meados do ano passado. Consoles de empresas de outros jogos tinham 6 a 7 anos de experiência, mas nosso console tem um equilíbrio diferente, por isso é fácil de ver quem se adaptou e quem não. No entanto, isso é algo que o tempo vai curar, então não estamos muito preocupados.Há algum tempo atrás, alguns estúdios reclamaram que a CPU do Wii U é menos potente que a da concorrência, Takeda explicou sobre isso:
Wii U é uma maquina que tem uma enorme performance em relação ao gasto de energia. A GPU é definitivamente mais nitida que a CPU. Tem pessoas dizendo que a CPU é fraca, mas isso não é verdade. É uma tendência que a memória cache é o que está ficando cada vez maior nas CPUs e não o poder de processamento. Eu não acho que a CPU é de potência fraca. É apenas um design onde a memória é mais estressadaPara quem não entende muito de informática, a memória cache é uma memória de alta velocidade, muito superior a memória RAM. É utilizada para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando assim o uso da memória RAM sempre, sendo que a memória RAM é meio lenta pra liberar os dados. Para ficar mais fácil de entender como funciona com a memoria cache, as informações do jogo como ambientação , inimigos e as texturas, são carregadas muito mais rapidamente do que com a memória RAM, que é mais utilizada nos concorrentes, o que faz um processador bem mais fraco ter desempenho maior. Pode ser possível que os estúdios ainda não consigam usar a memória cache como é possível, isso explicaria os ports mal feitos que o Wii U teve no lançamento.
Fonte: Gamnesia
