Desde que a Nintendo anunciou a data de lançamento do Wii U, o mundo todo o condenou ao fracasso, a Nintendo à falência, as franquias a serem leiloadas por alguns trocados. Isso continua até hoje, e normalmente a justificativa é que as vendas estão baixas. E o pior é que após a E3 toda a imprensa especializada começou a declarar o PS4 o vencedor invicto da geração e os outros consoles ficando no limbo, e foi justamente depois de ver uma matéria bem pretensiosa, que tentou dar uma de Mãe Diná, ou no caso da indústria de vídeo games, de Michel Patchter, eles colocaram como vai ser ( não como pode ser) a industria em 2014, resumindo é o seguinte: O PS4 quebra todos os recordes de vendas mundiais, tem problemas no hardware no começo mas depois vende mais quando concertam; o Xbox One não vende nada; o Wii U não vende, apesar de todos os jogos bons, o único motivo é o hardware dele que fez com que fosse abandonado por todos; o Vita deixou de ser fabricado e por isso o 3ds é o único portátil.
Eu resolvi soltar tudo o que eu penso sobre o assunto, fiz bastantes pesquisas para chegar às conclusões. Devo deixar claro que se você não quer ler textos grandes, pare aqui.
Apesar de toda a imprensa dizer que o PS4 já ganhou tudo, a realidade é bem menos interessante: Nem a PS4 nem XBO vão fazer melhor do que o Wii U está fazendo, aqui vão os motivos:
1 – O Wii U não está vendendo tão mal assim.
Apesar de parecer ser mentira, o Wii U está até que bem, quer saber o quanto? Se eu ganhasse um real por cada Wii U vendido, eu teria mais de 3 milhões de reais, isso não é nada mal para um console com só seis meses de vida e de fato, ele se saiu melhor em suas primeiras semanas que o PS3 e o Xbox 360! O Wii U vendeu 1,8 milhões em suas primeiras quatro semanas, enquanto o PS3 e o Xbox venderam 540 mil e 940 mil unidades respectivamente, obviamente os números foram caindo conforme o tempo passou, isso se deve à falta de foco no marketing e falta de jogos, vamos ser francos, a maioria dos jogos que o Wii U teve em seu lançamento foram ports, e alem disso conforme os meses se passaram foram poucos os lançamentos de peso, que só vão vir depois de julho.
Mas mesmo assim, se o Wii U vendeu bastante para um console novo, por que todo mundo ta falando que ele não está agradando? É uma resposta bem simples, para ficar bem fácil de entender, é o “fardo do irmão mais novo”, vocês sabem, o irmão mais novo sempre é comparado ao mais velho, todos querem que ele seja igual e nunca é reconhecido por seus méritos, é mais ou menos isso que acontece com o Wii U. O Wii vendeu 2 milhões em seu lançamento e todos esperavam que o Wii U fizesse o mesmo. Esse está sendo o grande fardo do Wii U, a Nintendo, a imprensa, os investidores, as third party, todos esperam que ele seja como o Wii, um fenômeno implacável logo de começo.
Mas ai vem a questão chave, se a Sony e a Microsoft querem fazer melhor que a Nintendo eles vão ter o dobro do desempenho que tiveram com seus consoles anteriores, não é uma coisa impossível, mas temos que considerar que as chances estão contra elas, já que com toda certeza elas estão vendendo seus consoles sem lucro, o que vai tornar as vendas bem difíceis contra o Wii U bem mais barato. E temos um fator mais importante: o que eles oferecem de atrativo para o grande publico? O que leva para o segundo ponto.
2 - Marketing de Hardware é uma grande bosta.
A Sony está tendo uma abordagem bem questionável em seu marketing. As propagandas do PS4 já estão começado a aparecer, mostrando como a Sony está fazendo uma coisa banal. São sempre um azul com o logo do PS4, que não diz para o grande publico não gamer o que o console é, e além disso ela sempre coloca os aspectos que podem ser confusos sobre o console, por exemplo a PS Eye, que a propósito não vai vir com o console, ou então algum minigame do console com o novo controle, que dá mais impressão de ser um periférico do PS3 do que um controle novo, quer um exemplo? Qual a idéia que eles querem passar com esse comercial
O grande publica vai entender que é uma funcionalidade de um novo console? E cadê esse novo console?
Já a Microsoft está fazendo pior ainda, colocando XBO em uma sala verde flutuando sem motivo algum.
Além disso, ambos os consoles não são bem atrativos para quem é um não gamer, ou vai dizer que um vídeo cassete vai atrair sua tia que não sabe de nada, a comprar ele? Na verdade dá impressão de que tudo que elas estão fazendo é tentar convencer seus próprios jogadores a comprar os consoles novos.
Isso é uma jogada péssima, até porque se o cara tiver dinheiro, ele vai comprar os três consoles, ou o Wii U e um dos outros que provavelmente vai ser o PS4.
Claro que o marketing da Nintendo também não está sendo grande coisa, os comerciais do console são poucos e se focam muito no publico casual que não tem muitos jogos para o console, é muito raro ver qualquer comercial do console ou de qualquer jogo do Wii U, com exceção talvez do Mario, mas a Nintendo sempre tem seu às na manga, seus personagens são conhecidos, é mais provável que um leigo conheça o Mario do que o Kratos ou o Master Chief, quando a situação aperta, a Nintendo lança um jogo de algum personagem conhecido, que sempre são melhores que o anterior. A Nintendo consegue manter seus jogos por semanas, às vezes por meses entre os mais vendidos, coisa que ninguém mais consegue. Além disso, a melhor estratégia até hoje foi a usada na E3, eles levaram seus jogos para a Best Buy, que é uma espécie de Lojas Americanas, lá todo tipo de pessoa pode experimentar o console, mesmo quem não joga vídeo game, e mesmo a tentativa de boicote da Microsoft não deu certo.
Talvez o que esteja fazendo a Sony e a Microsoft se preocupar tão pouco no seu marketing é o fato de que os sites estão tanto o equivoco gigante de achar que o Xbox One, e principalmente o PS4 vão ter milhões de vendas garantidas logo em seu lançamento, o que me leva ao terceiro ponto.
3 - É preciso ser especial para ser um fenômeno.
A realidade não vai ser tão mágica assim. Por que, qualquer fenômeno tem algo diferencial que o faz ser desencadeado. Os consoles podem ser um pouco mais potentes que os consoles anteriores, mas nenhum deles tem o “fator X” que vai atrair a massa. Ambos tem boa arquitetura para os desenvolvedores e tem gráficos ótimos para qualquer muleque que queira jogar Call of Duty. Mas para o consumidor fora do meio, é mais do mesmo que já está no mercado.
O Wii U já é diferente, ele tem o Gamepad, que pode mudar e muito a experiência de jogo, tornando atrativo e diferente de tudo, da mesma forma que foi com o DS.
As pessoas estão achando que os outros consoles vão voar da prateleira com uma velocidade maior que o Wii, vão se decepcionar muito, principalmente por outro fato que a Sony e a MS usam muito nas suas propagandas e que já foi provado que não dá certo:
4 - Potência não faz vender.
Se você é um jogador desde a época do Super Nintendo você sabe muito bem do que eu estou falando, a capacidade gráfica é o fator menos importante para o sucesso de um console.
Não acredita? Vamos comparar:
- O Super Nintendo foi um fenômeno, mas o Mega Drive era graficamente superior a ele, serio mesmo, é só pegar por exemplo jogos que saíram em ambos os consoles como Sunset Riders, a versão de Mega Drive é muito superiora.
- Se gráficos importassem mesmo, o PSone não teria vendido tanto como vendeu, já que o Nintendo 64 era incontestavelmente superior graficamente, ou melhor quem iria vender mais seria o Dream Cast, que apesar de ser contado como da geração do PS2, competiu diretamente com a anterior.
- O PS2 não teria vendido nada, o Xbox venderia um pouco mais e o Game Cube seria um fenômeno.
- Se gráficos importassem, o Wii não venderia nenhuma unidade e o PS3 não estaria na lanterna da geração passada.
Pois é né? Sabe por que isso acontece? A resposta é simples, as pessoas normais não entendem nada de tecnologia. Para eles e para a grande maioria dos gamers CPU, GPU, terafloops e processadores são só palavras estranhas, para eles isso não é tão interessante quanto a emoção e as experiências que eles tem, ao contrario do que os sites e blogs de jogos e tecnologia defendem com unhas e dentes. E é exatamente ai onde se tem mais propaganda, nas questões técnicas.
Não importa o quão poderoso é o console o jogo pode ser péssimo por falta de tempo ou recursos dos desenvolvedores. O jogo pode sair travado, lento, com gameplay falho e etc. Ou seja o que importa não é a ferramenta, mas como você a usa. Os jogos só prosperam se forem divertidos. Ao contrario do que dizem os pc gamers, mesmo com uma maquina de ponta você não vai poder apreciar tudo o que os jogos podem oferecer nos pcs, tanto que de todos os jogos que saem nos consoles, somente uns 20 % ( sendo bonzinho) sai nos pcs, e os que são exclusivos de pcs que tem tecnologia de ponta são poucos, estou falando sério, a maioria dos jogos de pc que fazem sucesso são definitivamente mais simples, jogos como Warcraft ou Minecraft que são os mais famosos jogos de pc não são maravilhas técnicas, mas mesmo assim tem mais jogadores que a maioria dos jogos de PC com tecnologia de ponta. Aqui mesmo no Brasil, jogos como League of Legends, Ragnarok e Grand Chase são muito mais populares que Starcraft II ou Diablo III.
Outro ponto que o Wii U tem vantagem, ele é bem mais simples de se programar, e pode ser usado as mesmas técnicas usadas na geração anterior, o u seja não há problemas de se ter que aprender a programar para ele como acontece em cada geração. Normalmente os estúdios levam uns seis meses só para aprender a fazer um triangulo na tela. Pode se confirmar isso pela avalanche de desenvolvedores independentes que acharam um porto seguro no console. Isso dá a vantagem para a Nintendo de poder dar experiências diferenciadas e divertidas em um tempo menor, pelo menos por enquanto.
Se a Sony e a Microsoft querem fazer seus consoles venderem, eles terão que fazer experiências divertidas que atraia as pessoas que não jogam video game, coisa que ficou bem difícil de fazerem na geração passada.
5 – Você só vende bem se os casuais comprarem.
Não adianta, um console só vende bem se atrair o publico casual, ainda que é errado chamar eles assim ,já que eles são mais dedicados do que muitos gamers hardcore, afinal enquanto um hardcore se gaba de passar dois dias para terminar um jogo, os casuais passam meses se dedicando ao cityville, farmville ou ao Candy Crush, e é inevitável, o console que mais vende é sempre o que atrai as mães para dar de presente no natal, é o que atrai quem nunca pegou num console, ou simplesmente quem quer se divertir, esse é o publico de massa na industria, sempre foi e sempre será, esse é outro problema que a mídia não está percebendo! Eles acham que todos são gamers e por isso eles acham que o PS4 vai vender milhões e que o resto vai brigar pelas migalhas e não é bem assim, mesmo que o publico gamer seja grande, isso não vai garantir que as vendas sejam ao grandes assim e ainda mais por um único motivo, gamers são, em sua maioria, fanboys chatos, eles nunca vão abandonar sua empresa, nunca e aparentemente todos os consoles foram baseados em seu publico, o PS4 é gráfico de ponta e mais nada, o X Box One é totalmente online ( tanto que a MS tirou a maioria das limitações e os caixistas acharam ruim, tanto que fizeram um abaixo assinado para ela trazer o console como ela anunciou e ela já tem mais de 21.000 assinaturas!) , já que a maioria dos jogadores das caixas anteriores eram adeptos a ficar sempre online, e o Wii U é a caixinha de surpresas de sempre, o problema é quando a Nintendo vai decidir abrir essa caixa e mostrar o que tem dentro dela, e sinceramente, por ser uma caixinha de surpresas que possivelmente o Wii U é quem tem mais chances de chamar os casuais, os jogos são coloridos e divertido e é isso que eles mais querem, se divertir. Volto novamente ao item 2, as empresas estão se focando muito em publicidade para gamers e as pessoas que são de fora desse meio ficam perdidas.
Se fomos fazer uma expectativa, o máximo que cada empresa conseguirá é chamar seu próprio publico para o console, e isso ainda depois de muito tempo por que, Patchter que me perdoe, jogos como Call of Duty e todos os que serão publicados no primeiro ano dos consoles, não são jogos que chamem para comprar o console, é a mesma coisa que aconteceu com o Wii U: Pra que eu vou comprar um console novo para jogar assassin’s creed, fifa ou Ninja Gaiden, se os mesmo jogos vão sair para o console que eu já tenho, os jogadores da Nintendo em grande parte, estão esperando sair os títulos de peso para o console, que muitos foram anunciados antes do lançamento e até hoje não firam luz do dia, mesmo os jogos bons que saíram no começo de sua vida chamando a atenção, os jogadores só vão comprar ele depois, acho que muita gente que está lendo se encaixa nisso. É a mesma coisa com os outros consoles, os jogos que vão sair logo de começo vão ser os mesmos jogos que também vão sair no PS3 e no Xbox 360, ninguém vai comprar um console novo para jogar algo que ele pode jogar no console que ele já tem.
E nenhum jogo anunciado irá atrair os casuais, nenhum. Ou seja de um jeito ou de outro, todos os consoles estão na mesma situação e cada empresa tem que correr para chamar a atenção para seu produto, coisa que ninguém está fazendo como se deve.
Já a Microsoft está fazendo pior ainda, colocando XBO em uma sala verde flutuando sem motivo algum.
Além disso, ambos os consoles não são bem atrativos para quem é um não gamer, ou vai dizer que um vídeo cassete vai atrair sua tia que não sabe de nada, a comprar ele? Na verdade dá impressão de que tudo que elas estão fazendo é tentar convencer seus próprios jogadores a comprar os consoles novos.
Isso é uma jogada péssima, até porque se o cara tiver dinheiro, ele vai comprar os três consoles, ou o Wii U e um dos outros que provavelmente vai ser o PS4.
Claro que o marketing da Nintendo também não está sendo grande coisa, os comerciais do console são poucos e se focam muito no publico casual que não tem muitos jogos para o console, é muito raro ver qualquer comercial do console ou de qualquer jogo do Wii U, com exceção talvez do Mario, mas a Nintendo sempre tem seu às na manga, seus personagens são conhecidos, é mais provável que um leigo conheça o Mario do que o Kratos ou o Master Chief, quando a situação aperta, a Nintendo lança um jogo de algum personagem conhecido, que sempre são melhores que o anterior. A Nintendo consegue manter seus jogos por semanas, às vezes por meses entre os mais vendidos, coisa que ninguém mais consegue. Além disso, a melhor estratégia até hoje foi a usada na E3, eles levaram seus jogos para a Best Buy, que é uma espécie de Lojas Americanas, lá todo tipo de pessoa pode experimentar o console, mesmo quem não joga vídeo game, e mesmo a tentativa de boicote da Microsoft não deu certo.
Talvez o que esteja fazendo a Sony e a Microsoft se preocupar tão pouco no seu marketing é o fato de que os sites estão tanto o equivoco gigante de achar que o Xbox One, e principalmente o PS4 vão ter milhões de vendas garantidas logo em seu lançamento, o que me leva ao terceiro ponto.
3 - É preciso ser especial para ser um fenômeno.
A realidade não vai ser tão mágica assim. Por que, qualquer fenômeno tem algo diferencial que o faz ser desencadeado. Os consoles podem ser um pouco mais potentes que os consoles anteriores, mas nenhum deles tem o “fator X” que vai atrair a massa. Ambos tem boa arquitetura para os desenvolvedores e tem gráficos ótimos para qualquer muleque que queira jogar Call of Duty. Mas para o consumidor fora do meio, é mais do mesmo que já está no mercado.
O Wii U já é diferente, ele tem o Gamepad, que pode mudar e muito a experiência de jogo, tornando atrativo e diferente de tudo, da mesma forma que foi com o DS.
As pessoas estão achando que os outros consoles vão voar da prateleira com uma velocidade maior que o Wii, vão se decepcionar muito, principalmente por outro fato que a Sony e a MS usam muito nas suas propagandas e que já foi provado que não dá certo:
4 - Potência não faz vender.
Se você é um jogador desde a época do Super Nintendo você sabe muito bem do que eu estou falando, a capacidade gráfica é o fator menos importante para o sucesso de um console.
Não acredita? Vamos comparar:
- O Super Nintendo foi um fenômeno, mas o Mega Drive era graficamente superior a ele, serio mesmo, é só pegar por exemplo jogos que saíram em ambos os consoles como Sunset Riders, a versão de Mega Drive é muito superiora.
- Se gráficos importassem mesmo, o PSone não teria vendido tanto como vendeu, já que o Nintendo 64 era incontestavelmente superior graficamente, ou melhor quem iria vender mais seria o Dream Cast, que apesar de ser contado como da geração do PS2, competiu diretamente com a anterior.
- O PS2 não teria vendido nada, o Xbox venderia um pouco mais e o Game Cube seria um fenômeno.
- Se gráficos importassem, o Wii não venderia nenhuma unidade e o PS3 não estaria na lanterna da geração passada.
Pois é né? Sabe por que isso acontece? A resposta é simples, as pessoas normais não entendem nada de tecnologia. Para eles e para a grande maioria dos gamers CPU, GPU, terafloops e processadores são só palavras estranhas, para eles isso não é tão interessante quanto a emoção e as experiências que eles tem, ao contrario do que os sites e blogs de jogos e tecnologia defendem com unhas e dentes. E é exatamente ai onde se tem mais propaganda, nas questões técnicas.
Não importa o quão poderoso é o console o jogo pode ser péssimo por falta de tempo ou recursos dos desenvolvedores. O jogo pode sair travado, lento, com gameplay falho e etc. Ou seja o que importa não é a ferramenta, mas como você a usa. Os jogos só prosperam se forem divertidos. Ao contrario do que dizem os pc gamers, mesmo com uma maquina de ponta você não vai poder apreciar tudo o que os jogos podem oferecer nos pcs, tanto que de todos os jogos que saem nos consoles, somente uns 20 % ( sendo bonzinho) sai nos pcs, e os que são exclusivos de pcs que tem tecnologia de ponta são poucos, estou falando sério, a maioria dos jogos de pc que fazem sucesso são definitivamente mais simples, jogos como Warcraft ou Minecraft que são os mais famosos jogos de pc não são maravilhas técnicas, mas mesmo assim tem mais jogadores que a maioria dos jogos de PC com tecnologia de ponta. Aqui mesmo no Brasil, jogos como League of Legends, Ragnarok e Grand Chase são muito mais populares que Starcraft II ou Diablo III.
Outro ponto que o Wii U tem vantagem, ele é bem mais simples de se programar, e pode ser usado as mesmas técnicas usadas na geração anterior, o u seja não há problemas de se ter que aprender a programar para ele como acontece em cada geração. Normalmente os estúdios levam uns seis meses só para aprender a fazer um triangulo na tela. Pode se confirmar isso pela avalanche de desenvolvedores independentes que acharam um porto seguro no console. Isso dá a vantagem para a Nintendo de poder dar experiências diferenciadas e divertidas em um tempo menor, pelo menos por enquanto.
Se a Sony e a Microsoft querem fazer seus consoles venderem, eles terão que fazer experiências divertidas que atraia as pessoas que não jogam video game, coisa que ficou bem difícil de fazerem na geração passada.
5 – Você só vende bem se os casuais comprarem.
Não adianta, um console só vende bem se atrair o publico casual, ainda que é errado chamar eles assim ,já que eles são mais dedicados do que muitos gamers hardcore, afinal enquanto um hardcore se gaba de passar dois dias para terminar um jogo, os casuais passam meses se dedicando ao cityville, farmville ou ao Candy Crush, e é inevitável, o console que mais vende é sempre o que atrai as mães para dar de presente no natal, é o que atrai quem nunca pegou num console, ou simplesmente quem quer se divertir, esse é o publico de massa na industria, sempre foi e sempre será, esse é outro problema que a mídia não está percebendo! Eles acham que todos são gamers e por isso eles acham que o PS4 vai vender milhões e que o resto vai brigar pelas migalhas e não é bem assim, mesmo que o publico gamer seja grande, isso não vai garantir que as vendas sejam ao grandes assim e ainda mais por um único motivo, gamers são, em sua maioria, fanboys chatos, eles nunca vão abandonar sua empresa, nunca e aparentemente todos os consoles foram baseados em seu publico, o PS4 é gráfico de ponta e mais nada, o X Box One é totalmente online ( tanto que a MS tirou a maioria das limitações e os caixistas acharam ruim, tanto que fizeram um abaixo assinado para ela trazer o console como ela anunciou e ela já tem mais de 21.000 assinaturas!) , já que a maioria dos jogadores das caixas anteriores eram adeptos a ficar sempre online, e o Wii U é a caixinha de surpresas de sempre, o problema é quando a Nintendo vai decidir abrir essa caixa e mostrar o que tem dentro dela, e sinceramente, por ser uma caixinha de surpresas que possivelmente o Wii U é quem tem mais chances de chamar os casuais, os jogos são coloridos e divertido e é isso que eles mais querem, se divertir. Volto novamente ao item 2, as empresas estão se focando muito em publicidade para gamers e as pessoas que são de fora desse meio ficam perdidas.
Se fomos fazer uma expectativa, o máximo que cada empresa conseguirá é chamar seu próprio publico para o console, e isso ainda depois de muito tempo por que, Patchter que me perdoe, jogos como Call of Duty e todos os que serão publicados no primeiro ano dos consoles, não são jogos que chamem para comprar o console, é a mesma coisa que aconteceu com o Wii U: Pra que eu vou comprar um console novo para jogar assassin’s creed, fifa ou Ninja Gaiden, se os mesmo jogos vão sair para o console que eu já tenho, os jogadores da Nintendo em grande parte, estão esperando sair os títulos de peso para o console, que muitos foram anunciados antes do lançamento e até hoje não firam luz do dia, mesmo os jogos bons que saíram no começo de sua vida chamando a atenção, os jogadores só vão comprar ele depois, acho que muita gente que está lendo se encaixa nisso. É a mesma coisa com os outros consoles, os jogos que vão sair logo de começo vão ser os mesmos jogos que também vão sair no PS3 e no Xbox 360, ninguém vai comprar um console novo para jogar algo que ele pode jogar no console que ele já tem.
E nenhum jogo anunciado irá atrair os casuais, nenhum. Ou seja de um jeito ou de outro, todos os consoles estão na mesma situação e cada empresa tem que correr para chamar a atenção para seu produto, coisa que ninguém está fazendo como se deve.
Simplesmente genial cara, na boa você merece todo meu respeito, conseguiu falar tudo oque eu penso e não consigo dizer, na boa, esse artigo foi DEMAIS!!!
ResponderExcluir