Hoje, nosso querido NES comemora aniversário e temos 2 vídeos que querem dizer algo para você NES. Parabéns pelos 30 anos:




Agora vamos falar sério, NES marca o início da história da Nintendo no ramo de consoles de mesa, sim, não só foi o aniversário do NES, como também aniversário de 30 anos da Nintendo em consoles de Mesa, havia nascido o console que tornaria o personagem de um jogo do Atari mais conhecido que o Mickey, estamos falando dele, Mario.

O NES surgiu numa época que até mesmo a gigante Atari havia sido convencida que o futuro seria os computadores e não videogames. A Nintendo não muito diferente de hoje, bem teimosa, lançou o NES no Japão, onde seu nome era Famicom, que não era algo muito chamativo, mas tinha seus grandes jogos e em 1984, estava se tornando o console mais vendido do Japão, o que era uma surpresa para todos até então.


E Pulando algumas partes chegamos a 1985, ano que Super Mario Bros. nasceu, Famicom veio para a América, com o nome NES (Nintendo Entertainment System ou como chamado carinhosamento no Brasil, Nintendinho). Foi ai que o estouro em vendas começou, a Nintendo o lançou nas Américas como um Bundle, que vinha com o jogo Super Mario Bros e isso foi motivos suficientes para muita gente comprar o console, até mesmo quem não gostava muito de games. O console também teve grande colaboração de terceiros, com as japonesas Capcom, Konami e Square começando séries como Mega Man (Capcom), Castlevania e Contra (Konami) e Final Fantasy (Square) no console. A Nintendo também tinha um contrato de exclusividade com seus colaboradores (garantindo que as empresas só trabalhariam no NES).

A Nintendo começou extremamente bem com o NES, Super Mario Bros vendeu tanto, que no ranking de jogos mais vendidos, Super Mario Bros encontra-se em 2º lugar. Pois é, mas nem tudo eram flores para o NES, pelo menos não no Brasil (HUEHUEBR tinha que ser né?), a Nintendo não investiu muito por aqui, consequentemente, o console era bem caro, mas nada de novidade até aqui, não é mesmo imposto? Ops digo, governo?


O NES teve uma biblioteca recheada e bem obesa de ótimos títulos, alguns deles eram:

Donkey Kong (1 ao 3)
Super Mario Bros (1 ao 3)
Zelda
Mega Man
Final Fantasy
Ninja Gaiden
Castlevania
Contra
Ice Climbers
Kid Icarus
1943
Karateka
DuckTales
Vários e vários outros!

Destaque para Zelda, que serviu de base e ainda serve, para muitos jogos de RPG/Puzzle, jogo onde a verdadeira Lenda, apenas começou!

Talvez a Nintendo hoje, esteja mais teimosa do que antes, mas foi essa teimosia que fez com que tivessemos evoluções muito grandes nos videogames, cultura, música, entre outros. A forma de se jogar com a Nintendo mudou de geração em geração, com o D-pad no controle do NES, com os botões X/Y/L/R no SNES, com o analógico no N64, com o conforto e revolução gráfica no GameCube e se mechendo para jogar com o Wii. Sem falar nos portáteis, mas esse é um caso a parte e merece uma matéria só deles. O NES fez história também com o controle em forma de arma do Duck Hunt que funcionava mesmo, o ROB que apesar de funcionar, era lento e uma luvinha por aí que prefiro não citar. Por que será?


Sonystas, Nintendistas, Caixista, Seguistas, PCistas e quem não é fanboy tem que aceitar: A Nintendo sempre revolucionou de uma forma incrível, afinal se não fosse por ela, não teríamos vários e vários jogos que temos hoje, talvez nem teríamos mais jogos e a verdadeira ERA dos videogames começou nada mais, nada menos com o Famicom no Japão, exatamente no Dia 15 de Julho de 1983 (Claro que os consoles antecessores colaboraram e muito também). Obrigado por tudo, Nintendo.

Ass: Todos os membros A Casa do Cogumelo!

Não deixe de acessar A Casa do Cogumelo para não perder nenhuma novidade do Uiverso Nintendo. Confira a análise de Super Mario Land 2 ou nosso ESPECIAL anterior, Música nos Games?
Facebook
0
Google
 
Top