Jogos de RPG foram mais conhecidos por esta característica curiosa dos games, e ainda hoje encontramos alguns exemplares deste personagem peculiar. Todas as pessoas no mundo do game interagem com ele, falando de suas tristezas, alegrias, contando grandes novidades e surpresas... e o personagem não responde nada.

E o mais curioso é que estes personagens esbanjam carisma e personalidade! Claro, não estamos dizendo que personagens mudos sejam sem graça ou desinteressantes. O curioso dentro destes casos é que, embora nós, jogadores, saibamos que o personagem não fala um "ai", os personagens dentro do jogo não se dão conta, o que torna a experiência no mínimo engraçada.

Mas afinal, qual o motivo dos personagens, principalmente os protagonistas, serem mudinhos?


Criação de laços


Personagens mudos são uma tradição mais comum em games orientais do que ocidentais. Como dito
lá no começo, os RPGs foram os grandes expoentes desta particularidade, sendo Dragon Quest um dos mais conhecidos. Em alguns casos, como o VIII, o personagem mal tinha nome!


Outro bom exemplo na época do SNES foi Chrono Trigger. O personagem que dava título a trama é mais conhecido por suas interjeições e rostos do que suas falas, que na verdade não existiam. E isso porque não estamos contando com personagens da casa como Kirby, Mario, Link, Ness, e tantos outros mais porque eles ainda apresentam seus sons característicos do que por não falar de verdade.

A explicação mais aceita para esses casos é que a falta de fala destes personagens ajudam a criar um laço mais profundo entre personagens e jogadores. Se por um lado pode soar estranho no início, é curioso que com o tempo nós realmente nos sentimos na pele do personagem. entendendo suas nuances através das emoções e expressividade transmitida. Ou por mímica, como no exemplo abaixo.


Faça esse exercício quando estiver jogando algum game em que o protagonista não fala. Ao se deparar com alguma situação em que um personagem fala com você, experimente dar sua própria resposta, com suas palavras. Os resultados podem ser bem divertidos e até inesperados quando o mesmo personagem dá qualquer outra fala, o que não teria o mesmo impacto se víssemos a resposta em tela.

O que nos leva a outra questão...

"Ele calado é um poeta"

A clássica frase do Romário acaba ganhando peso quando vemos nossos ídolos falando pelos cotovelos. Tem muitas pessoas que passaram a não gostar de determinados personagens quando estes passaram a ter falas e características bem diferentes do que esperavam.


Sonic talvez seja o exemplo mais conhecido, embora ainda tenha seus fãs. Samus Aran dividiu muitas opiniões com suas falas de peso em Metroid: Other M, mas ainda sim nós já conhecíamos os seus pensamentos nos games anteriores, o que faz essa teoria ser contestada. O fato é que em ambos os casos o carisma se perdeu em meios às palavras enquanto antes éramos conquistado apenas por gestos e expressões. O que nos dá uma lição valiosa.


O fato do personagem falar ou não faz parte de sua caracterização. Uma vez que nos habituamos, e nos envolvemos com ele, este se torna apenas mais um detalhe que o torna mais rico e até profundo considerando todo o restante da história. E se ele consegue mostrar tanto sem abrir a boca, porque abri-la?

E qual personagem mudinho você gosta? Deixe aí nos comentários. Até a próxima!
Facebook
0
Google
 
Top