As opiniões sobre filmes virarem jogos podem divergir bastante. Enquanto muitos esperam ansiosamente para poder jogar o seu filme favorito no vídeo-game, muitos têm medo que a decepção possa ser grande. Algumas adaptações não combinam e outras, como E.T, são exemplos do que não se deve fazer. A pressa para aproveitar a empolgação do lançamento é uma das razões para a qualidade do jogo seja baixa. Vamos ativar a nossa máquina do tempo e ver um jogo que foi sucesso imediato.

A long time ago in a galaxy far, far away… mais precisamente na Via Láctea, no ano de 1992, era lançado o jogo Super Star Wars. O game de Super Nintendo foi baseado no filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977. Mesmo sendo criado 15 anos após o lançamento do filme, ele foi amplamente aclamado pelo público e também pela crítica. Seguindo a historia do filme quase fielmente, Super Star Wars fez algumas pequenas alterações de roteiro para tornar o jogo mais atrativo e envolvente.






O momento é de guerra civil entre o Império Galáctico, ditatorial e perverso, e a Aliança Rebelde, grupo que luta pela liberdade da galáxia. Em uma pequena vitória deste grupo, eles roubam os planos da construção de uma máquina mortal chamada Estrela da Morte. A senadora princesa Leia Organa, pertencente à Aliança, consegue colocar estes planos em um droid e o despacha para procurar a ajuda de Obi-Wan Kenobi no planeta desértico chamado Tatooine. O jogo começa com o controle do personagem Luke Skywalker, o principal da saga, morador de Tatooine. Luke luta contra os Jawas pela posse dos droids perdidos (no filme, ele apenas os compra) e acaba encontrando Obi-Wan Kenobi.Os dois então vão tentar ajudar a princesa Leia, que foi sequestrada pelo principal agente do Império, o Sith Darth Vader.

Precisando de uma nave, Luke e Obi-Wan contratam os piratas espaciais, Han Solo e Chewbacca para ajuda-los. Han Solo é um nativo do planeta Corellia e Chewbacca é um gigante da raça Wookie. Ambos pilotam a "nave mais rápida do mundo", chamada Millenium Falcon. O plano inicial era seguir até a base da aliança rebelde, em Alderaan, mas eles foram capturados pela mesma nave em que a Leia estava presa. Após conseguirem resgatar a princesa e fugir, eles percebem que sua fuga foi facilitada por Darth Vader, para que assim o Império possa rastrear a base da Aliança e destruí-la. Sabendo disso, a Aliança utiliza os planos roubados e descobrem uma falha na Estrela da Morte. Com isso, eles lançam uma investida de naves espaciais para acabar de uma vez por todas com a tirania do Império.





Super Star Wars é um excelente jogo de side-scrolling de tiro. Apesar de começar jogando com Luke, no decorrer do jogo, você pode optar entre ele. Han Solo e Chewbacca, cada qual com características diferentes. Han possui um blaster mais forte que Luke, mas é um pouco mais pesado, enquanto Chewbacca é super forte e utiliza um crossbow excelente, mas em compensação, ele é mais lento que os outros personagens. Luke é o mais rápido de todos, e pode utilizar o sabre de luz, arma especial dos cavaleiros Jedi.

Pulando em plataformas, desviando dos mais variados inimigos dessa franquia excelente, o jogo garante diversão com ótima qualidade gráfica para a época. A trilha sonora acompanha cada movimento e os efeitos sonoros não deixam a desejar, causando grande imersão no jogo e também no filme. A cada final de fase, existe um boss para enfrentar, tornando o jogo bastante difícil e nada enjoativo. Além do sistema de plataformas e tiros, o jogo também tem fases dentro de naves. Você se vê no controle de um landspeeder ou de uma famosa X-Wing, em um ambiente 3D, com grande enfrentamento de inimigos. E no final, o melhor: o jogador controla a X-Wing, com a visão de dentro da cabine, com o painel e a mira à frente, tendo que enfrentar os Tie-Fighters do Império, escapar de Darth Vader e destruir completamente a Estrela da Morte.






Super Star Wars é um excelente exemplo de adaptação de filme para um jogo. Além da belíssima ambientação em todos os cenários de Star Wars, a trilha sonora é impecável. Mesmo quem não se liga na série, pode adorar o game. O jogo foi eleito pela EGM como melhor jogo de ação/aventura e adaptação de filme no ano de 1992. As sequencias dos filmes também foram adaptadas para o Super Nintendo, mantendo a mesma qualidade e diversão. Para quem nunca jogou, esse é um dos jogos mais divertidos de Star Wars e para quem já jogou, sempre vale apena relembrar. 

Para consagrar, vou deixar este super vídeo de animação que faz uma mistura do mundo da Nintendo com Star Wars. Que a Força esteja com vocês.

Facebook
0
Google
 
Top