O mamífero que inspirou o Pokémon Pikachu, pode estar ameaçado de extinção pelo Governo chinês. O pika, um pequeno mamífero similar a um rato, é visto como uma praga no país, onde há décadas eles tentam varrer a existência do bichinho através de intoxicação.
No fim de 2014, o país se programou para atingir uma área de 110 mil km² com o veneno, um gasto de 35 milhões de dólares. Por isso, a comunidade científica resolveu brigar pelo mamífero, que pode estar correndo risco de extinção. Ele faz parte da família de animais Ochotonidae, que tem apenas 30 espécies de pika (as outras já foram extintas).
Um estudo diz que esses mamíferos são uma espécie fundamental para a biodiversidade, e a sua atividade nas terras presta um serviço crucial ao ecossistema, aumentando o nível de infiltração de água na terra e reduzindo os escoamentos superficiais. Com a morte dos pika, outras espécies de animais são afetadas e também podem desaparecer, já que o animal é presa de vários outros animais e suas tocas também servem de abrigo para aves e répteis.
Em países como a Mongólia, esse tipo de envenenamento também acontecia e foi suspendido pelo risco de extinção dos pika.

