No final de 2013, aposto que ninguém imaginava como 2014 seria um ano cheio de emoções para a Nintendo, um ano repleto de dificuldades para a empresa japonesa. Mas como sempre, como em um passe de mágica, vimos a Big N dar a volta por cima e fechar 2014 de uma forma fenomenal.
O que esperar de 2015? Será mais um ano cheio de emoções como 2014? Veremos uma Nintendo mais forte na E3? Como vocês podem ver, são muitas perguntas a serem respondidas e nós do A Casa do Cogumelo vamos tentar responder algumas delas! Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!
Bom, vamos começar por um dos fatores mais importantes para definir o sucesso de vendas de um console em um ano que inicia :
Próximos lançamentos
Tivemos em 2014 vários anúncios de novos jogos para 2015. Alguns vieram diretamente dos chefões da Nintendo e outros provenientes de rumores da nossa querida internet.
Os lançamentos com anúncios oficiais são:
- Putty Squad
- Xenoblade Chronicles X
- Kirby and the Rainbow Curse
- Project Cars
- Yoshi´s Woolly World
- Razor Global Domination Pro Tour
- Mario Maker
- The Legend of Zelda Wii U
- Star Fox Wii U
- Splatoon
- Mario Party 10
- Human Element
- Sacrilegium
- Devil´s Third
Um dos rumores para 2015 que muita gente espera que se torne real é o do tão aguardado Metroid Wii U. Tivemos esse rumor iniciado quando a Retro Studios começou a contratar programadores e designers para um misterioso título da Nintendo. Depois de algumas entrevistas, alguns produtores deixaram escorregar pistas que levavam ao querido Metroid. Até aí tudo bem, muita especulação e poucas provas, mas em junho de 2014, o Stephen Totilo, redator do Kotaku, fez uma entrevista com o nosso mestre Shigeru Miyamoto, onde um retorno da franquia Metroid foi comentada. Você pode conferir a entrevista clicando aqui.
New Nintendo 3DS
O novo console portátil da Nintendo já chegou lá pelo Japão e Austrália… a questão que fica é: CADÊ PARA VENDER AQUI? Não, não adianta procurar no Mercado Livre e nem perguntar para a Mãe Diná. A galera do Ocidente vai ter que esperar 2015 para poder botar as mãos no tão aguardado upgrade do 3DS.
Muita gente se pergunta o motivo da Nintendo ter feito essa escolha, em lançar o portátil primeiro no Japão e esperar 2015 para lançar no resto do mundo. Bom, vou tentar explicar para vocês o motivo…
Começando por uma análise básica do mercado japônes, é possível observar que o funcionamento do marketing lá funciona bem diferente do que podemos ver aqui no ocidente. No Japão, a velocidade de substituição de tecnologias acontece de uma forma assustadoramente rápida.
Outro ponto importante é o número de vendas do 3DS lá no Japão. Em 3 anos e meio, desde o seu lançamento, o Nintendo 3DS vendeu 17 milhões de unidade nas terras orientais, o mesmo número de vendas que um dos mais bem sucedidos consoles portáteis da empresa, o Game Boy Advance, conseguiu em todo o tempo de sua existência! É um número extremamente alto. Como é comum em qualquer mercado, o Nintendo 3DS alcançou um ponto de saturação nos números de vendas por lá. A Nintendo sentiu que era hora de renovar o hardware do antigo 3DS para elevar o número de vendas lá no Japão mais uma vez. O ponto crucial disso tudo é que o mercado ocidental ainda não alcançou esse ponto de saturação nos números de vendas do 3DS, por isso a Big N resolveu manter o console antigo por aqui por mais um natal, acreditando que ainda existe espaço para ele.
Resumindo: no Japão não estavam mais conseguindo vender o antigo 3DS, por já terem alcançado um elevado número de vendas. No ocidente ainda conseguem vender, por isso vão esperar mais um pouco para lançar a nova versão por aqui.
Sem dúvidas o lançamento de New Nintendo 3DS vai ser muito lucrativo aqui no ocidente, seguindo o grande sucesso do seu lançamento no Japão e na Austrália. Os cofres da Big N vão ficar bem recheados.
HEY, LOOK!
Se olharmos um pouco o ano de 2014, podemos perceber que a Nintendo teve um começo um pouco desajeitado, mas no final teve uma saída de mestre. Podemos relacionar esse sucesso aos lançamentos de ótimos títulos em 2014. Tivemos The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Super Smash Bros., Hyrule Warriors, Mario Kart 8, Donkey Kong: Tropical Freeze, Bayonetta… A lista é grande, posso continuar falando jogos bons até 2015.
O negócio é que a Nintendo não lança apenas jogos bons, ela também põe no mercado os famosos bundles, que significa “ficar pobre” em português. Para quem não sabe, os bundles são aquelas edições especiais onde são vendidos juntamente o jogo e o console.
Um bom exemplo de bundle foi o de Wind Waker HD.
Quem comprasse o bundle de Wind Waker, recebia o jogo, uma cópia do Hyrule Historia e a versão deluxe do console Wii U, sendo que o gamepad que acompanhava o console era uma edição especial, com desenhos temáticos do mundo de The Legend of Zelda. Duvido que você não tenha babado por um desses.
Agora imaginem só, se eles resolvem lançar um Bundle para o Zelda Wii U, outro para Star Fox e um para o Metroid? VAI TER GENTE VENDENDO O RIM PARA COMPRAR ESSES BUNDLES!…Falando nisso, já tô vendendo o meu rim, qualquer coisa é só mandar mensagem no Whatsapp para negociar o preço.
“Beleza Lajos, já tô de saco cheio de ler essa matéria, rola logo uma conclusão disso tudo?”
Tá bom, tá bom, vamos lá…
Conclusão
15 ótimos jogos confirmados + novo console + bundles = - Vários títulos ótimos a serem lançados, incluindo Zelda Wii U, Zelda Wii U e Zelda Wii U (brincadeira gente, também temos Star For, Mario Party, Xenoblade e Zelda Wii U).
- Possíveis bundles.
- New Nintendo 3DS chegando ao ocidente.
É impossível negar que 2015 vai ser um ano absurdamente lucrativo para a Big N! Além disso tudo, podemos esperar um grande espetáculo da Nintendo na E3 de 2015.
Bom galera, esse foi o nosso post sobre o futuro da Nintendo em 2015. Espero que tenham gostado. Não esqueçam de curtir a nossa página no Facebook!
A Casa do Cogumelo deseja a todos os nossos leitores um feliz ano novo!