Esta semana vai ser decisiva para a Nintendo. A empresa vai revelar seu relatório financeiro anual - além de apresentar os números, isso significa mais detalhes sobre as vendas e projeções. Como resultado, espera-se que o presidente Tatsumi Kimishima, fale sobre o futuro da Nintendo, que neste momento gira em torno do NX e do mercado mobile.
A Big N atravessa um momento crítico, onde a empresa não bate as metas a mais de 5 anos. Na era Wii e DS a Nintendo dominou o mercado de jogos, a 'família' DS se tornou a segunda plataforma mais vendida na história da indústria e Wii seduziu o público com os controles de movimento, totalizando vendas na casa dos 100 milhões de unidade. No entanto, com o Wii U a empresa errou, você pode argumentar que ele é um excelente console (um dos meus favoritos da Big N), e certamente há ótimos jogos na plataforma, mas em termos de mercado ele falhou, e até agora vendeu pouco mais de 12 milhões de unidades, número muito abaixo da concorrência.
A Nintendo achou que o público casual que comprou mais de 100 milhões de Wii ia gastar novamente em uma plataforma que tem basicamente o mesmo nome, mas com um controle com tela e resolução em HD. Deu errado. Ela também achou que as pessoas iam comprar simplesmente por ser uma plataforma com Mario e Zelda, mas isso não foi suficiente para alavancar as vendas do console. Agora com o NX, a empresa tem que atrair as pessoas por razões que vão além do passado, ou da história da empresa, e não faltam desafios à frente.
O maior problema que o NX, como console de mesa, vai enfrentar é que mais de 55 milhões de possíveis consumidores já tem um produto, seja o PlayStation 4 ou o Xbox One, o NX vai sair no meio de uma geração. Então como a Nintendo pode convencer essas pessoas a gastarem, digamos, US$ 400 em uma nova plataforma? Em primeiro lugar, ele não pode estar abaixo dos competidores em nenhum quesito. Quando o Wii U saiu, o apoio de publishers third-party pra ele foi quase nulo. Call of Duty e Madden estavam lá, mas sem ninguém pra jogar online. E então tínhamos coisas como Mass Effect 3 ou Batman: Arkham City Armored Edition, que já haviam sido lançados em outras plataformas. Se o NX sair, por exemplo, em novembro deste ano, ele tem que vir, de cara, com jogos que vão povoar um fim de ano competitivo em 2016.
O NX também não pode deixar de ter um bom ecossistema online, com troféus/conquistas, aplicativos de mensagens decentes, streaming para YouTube e Twitch e perfis que podem representar os gostos e vontades do usuário. Isso tudo parece coisa pequena, e quando estão lá, podem não ser aquilo que deixa o consumidor feliz com sua compra, mas é importante ter essas coisas. Sua presença pode não pesar, mas sua ausência com certeza machuca.
E então temos que levar em consideração o que o NX pode oferecer que os outros não têm. A primeira coisa é, claro, jogos. Nisso a Nintendo tem que prestar atenção para não repetir os erros do Wii U. Agora, quase quatro anos depois, ele tem bons jogos. Smash, Splatoon, Super Mario Maker, Bayonetta 2, Xenoblade, Star Fox etc. Mas no lançamento? Zombi U e mais um Mario de plataforma 2D não foram o suficiente, e repetir isso não é aceitável. A maneira óbvia de evitar esses tropeços é ter um forte catálogo desde o começo e um bom relacionamento com as third-party
Depois do aconteceu com Wii U, o grande público não vai comprar o NX só por Mario e Zelda, mas sim se forem atraídas pelo senso de novidade e diversão que só a Nintendo tem, combinado com algo que deixe claro que são jogos com novidade. Se o novo Zelda realmente tiver um mundo aberto sandbox como Witcher ou Skyrim, acho que ele está bem encaminhando. Um Mario 3D, que ofereça coisas semelhantes a Mario 64 ou Super Mario Galaxy, também é um golaço inevitável. De qualquer outra empresa, isso seria pedir muito, mas essa é a Nintendo. Eles podem.
No mercado mobile, a Nintendo provavelmente vai ficar tranquila nesse seguimento. No dia que ela anunciar que um Mario old-school, um Pokémon ou coisa semelhante, foi lançado na App Store, milhares de pessoas vão comprar simplesmente porque é a Nintendo. Então a maior preocupação é a qualidade, e isso nunca faltou nos jogos da empresa. O segredo no mundo mobile é o equilíbrio, algo que seja simples para jogar, mas que ofereça elementos especiais que o destaquem da competição massiva que existe nas lojas da Apple e Google. Se olharmos pra Pokémon GO, fica claro que a Nintendo entendeu isso.
O NX também não pode deixar de ter um bom ecossistema online, com troféus/conquistas, aplicativos de mensagens decentes, streaming para YouTube e Twitch e perfis que podem representar os gostos e vontades do usuário. Isso tudo parece coisa pequena, e quando estão lá, podem não ser aquilo que deixa o consumidor feliz com sua compra, mas é importante ter essas coisas. Sua presença pode não pesar, mas sua ausência com certeza machuca.
E então temos que levar em consideração o que o NX pode oferecer que os outros não têm. A primeira coisa é, claro, jogos. Nisso a Nintendo tem que prestar atenção para não repetir os erros do Wii U. Agora, quase quatro anos depois, ele tem bons jogos. Smash, Splatoon, Super Mario Maker, Bayonetta 2, Xenoblade, Star Fox etc. Mas no lançamento? Zombi U e mais um Mario de plataforma 2D não foram o suficiente, e repetir isso não é aceitável. A maneira óbvia de evitar esses tropeços é ter um forte catálogo desde o começo e um bom relacionamento com as third-party
Depois do aconteceu com Wii U, o grande público não vai comprar o NX só por Mario e Zelda, mas sim se forem atraídas pelo senso de novidade e diversão que só a Nintendo tem, combinado com algo que deixe claro que são jogos com novidade. Se o novo Zelda realmente tiver um mundo aberto sandbox como Witcher ou Skyrim, acho que ele está bem encaminhando. Um Mario 3D, que ofereça coisas semelhantes a Mario 64 ou Super Mario Galaxy, também é um golaço inevitável. De qualquer outra empresa, isso seria pedir muito, mas essa é a Nintendo. Eles podem.
Mas também é importante não se limitar ao passado. Splatoon é a primeira nova franquia de real valor da Nintendo em anos, e o resultado está visivelmente claro na recepção positiva da crítica e do público, nas vendas surpreendentemente altas e até nos prêmios. Novas ideias e Nintendo eram quase sinônimos. Splatoon serviu de lição para a empresa de que, se ela realmente se dedicar a algo novo, a resposta virá.
No mercado mobile, a Nintendo provavelmente vai ficar tranquila nesse seguimento. No dia que ela anunciar que um Mario old-school, um Pokémon ou coisa semelhante, foi lançado na App Store, milhares de pessoas vão comprar simplesmente porque é a Nintendo. Então a maior preocupação é a qualidade, e isso nunca faltou nos jogos da empresa. O segredo no mundo mobile é o equilíbrio, algo que seja simples para jogar, mas que ofereça elementos especiais que o destaquem da competição massiva que existe nas lojas da Apple e Google. Se olharmos pra Pokémon GO, fica claro que a Nintendo entendeu isso.
2016 vai ser um dos anos mais importantes para Nintendo, especialmente no mercado de consoles. Ela nunca esteve sob tantos olhares curiosos, com tantas pessoas interessadas em ver o que acontecerá em seguida. Se isso tudo vai se transformar num ano de reviravolta para a empresa, trazendo de volta o sentimento de inovação e alegria que sempre marcou seus produtos é uma incógnita. Uma coisa é certa. Ela precisa arriscar. Ela precisa mudar e se desprender de costumes datados que ainda a machucam.
Arriscar pode não dar certo, mas continuar no mesmo com certeza não é a solução.
Matéria excelente! Mt bom msm, é isso q a Nintendo tem q fazer... Seria perfeito se a Nintendo viesse com um Zelda U bem ocidental, Meteoid Prime 4 com Gráficos incríveis... Isso sim chamaria a atenção da galera e mesmo q eles nao lançem junto com o console tem q pelo menos anunciar no msm dia q anunciar o consome e anunciar o jigo pra no mínimo 2017 mais o maior impacto seria ter esse jogo no catalogo de lançamento, tbm um Mario 3D que seja tao incrível qanto Super Mario Galaxy, um novo F-Zero, luigi mansdions 3 e pelo menos umas duas novas IPs um jogo cinemático estilo uncharted, romb raider ou the last of us... E um jogo de corrida realístico ou simulador como Gran Turismo e Forza ou algo mais arcade como Grid, Burnoult, nees for speed, esse tipo de jogo faz toda diferenças pra chamar a atenção da galera, sem contar uma penca de jogos das 3rd party ha é quem sabe um Bayonetta 3 pra chamat atençao da galera alem disso a nintendo tinha q resucitar mais franquias cono aconteceu com Bayonetta 2 q nao existiria e a nintendo foi e bancou o projeto...tem mts jogos por ai q precisam ser resucitados como o proprio burnolt q citei... Test Drive Unlimited ...Crash Mega Man em fim.... Vamos aguardar to torcendo aqui!!!
ResponderExcluirObrigado X Gameplays, agradeço os elogios. Vamos ficar na torcida para que o NX se torne um grande sucesso e que a Nintendo assuma o topo da indústria novamente.
ResponderExcluirQuem escreveu esta matéria? Muito bom!!
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