Após o sucesso de Diddy Kong Racing, a Rare começou a trabalhar em uma sequência do jogo que desta vez teria o elenco de Donkey Kong Country como estrela principal. O game foi chamado de Donkey Kong Racing e seria desenvolvido para o GameCube.

Na SpaceWorld 2001, a Rare exibiu uma demo técnica do jogo que mostrava DK e tantos outros personagens da franquia, montando diversos animais por florestas e até mesmo debaixo do mar.



A Rare prometeu um protótipo jogável do game para o ano seguinte, incluindo um modo multiplayer. Entretanto, após a venda do estúdio para a Microsoft em 2002, o título acabou por ser cancelado.

Não obstante, a equipe da Rare continuou o protótipo do jogo junta à Microsoft, e para evitar problemas legais com a Nintendo, o estúdio substituiu o elenco de DK por um dos personagens mais antigos da Rare, Sabreman. 

Criado pelos irmãos Stamper, fundadores da Rare. Sabreman fez sua primeira aparição em um jogo lançado para ZX Spectrum em 1984.


Em um primeiro momento, Sabreman Stampede Racing como foi chamado, sairia para Xbox, porém, temendo pelo fracasso do jogo por se tratar de um game de corrida de um personagem não tão conhecido do grande público, acabou por ser cancelado.

Ainda engajados no projeto, a Rare reformulou os conceitos do jogo que evoluiu para um game de aventura e seria lançado para futura nova plataforma da Microsoft, o Xbox 360. E assim foi, Sabreman Stampede tomou forma a partir do ano de 2004.


Muitos dos conceitos de Donkey Kong Racing, ainda estavam presentes no jogo, Sabreman precisava montar vários animais ao longo de sua jornada, se assemelhando a ideia original do projeto.

Descontente com o desenvolvimento do game, por querer um título mais adulto, a Microsoft decide cada vez mais, investir menos no projeto. A Rare se concentra então, na produção Kameo e Perfect Dark Zero para acompanhar o lançamento do Xbox 360.

Após constantes divergências ideológicas entre a Microsoft e a Rare, Sabreman Stampede caiu no esquecimento e assim permanece até os dias de hoje.

No fim das contas, o projeto Donkey Kong Racing nunca viu a luz do dia, seja pelas mãos da Rare ou da Nintendo. É uma pena, pois projetos que tinham um potencial enorme, acabaram por ser cancelados devido a processos burocráticos. Quem sai perdendo com isso tudo somos nós, jogadores, que fomos privados de desfrutar desses jogos, que permanecem esquecidos nos porões da Nintendo e da Rare, correndo o risco de nunca saírem de lá.

Para mais curiosidades e notícias de seus jogos favoritos, continue conectado no A Casa do Cogumelo.   
Facebook
0
Google
 
Top