A Nintendo desconhece o termo game over: o valor de mercado da empresa criadora de Mario Bros e The Legend of Zelda disparou com o lançamento de Pokémon Go, um jogo de realidade aumentada que funciona na forma de um aplicativo gratuito para telefones móveis. Desde do dia 6 de julho que a empresa japonesa aumentou seu valor de mercado em 13,000 milhões de euros e aumentou o preço de suas ações em 93%. O sucesso chega em um momento em que a firma, fundada em 1889 como fabricante de baralhos e outros tipos de jogo, planeja reganhar força na indústria de consoles e videogames tradicionais, setor que liderava desde o final dos anos 70 e que vinha sofrendo um declínio de mercado nos últimos tempos. O jogo estreou nos EUA, Nova Zelândia e Austrália e chegou na Europa uma semana depois, primeiro na Alemanha e depois no Reino Unido. A quantidade de usuários acabou sobrecarregando os servidores e por isso a expansão internacional será feita de forma mais lenta.

O aplicativo está com um ótimo número de downloads, a Nintendo não revela quanto, porém a estimativa de plataformas como SensorTower indicam que a multinacional teve triunfo com sua tentativa em dispositivos móveis. Pokémon Go encabeça a lista de aplicativos mais baixados, tanto no IOS quanto no Google Play.

O aplicativo foi desenvolvido em conjunto pela Niantic Labs e a The Pokémon Company, a Nintendo é dona de um terço da The Pokémon Company. Niantic Labs nasceu da incubadora do Google e hoje pertence a The Pokémon Company, Google e Nintendo, que em conjunto investiram no desenvolvedor de software 30 milhões de dólares ano passado. Por essa razão o grupo financeiro Nomura considera que a reação do mercado é excessiva, uma vez que apenas parte da receita ganha com Pokémon Go será recebida pela Nintendo. Os analisas da JPMorgan dizem que os lucros anuais para a empresa se aproximarão de 86 milhões de euros.

Na disputada guerra de consoles da indústria de videogames, a Nintendo quase saiu de cena. Seus principais concorrentes, o PlayStation 4 da Sony e o Xbox One da Microsoft, dominaram o mercado. Em consequência, os lucros da Nintendo decaíram nos últimos anos e em abril (mês em que concluiu seu ano fiscal) a empresa registrou lucros 60% menores do que a do ano anterior, com um total de 142 milhões de euros. O lançamento do Wii em 2006 animou as vendas e alcançou seu pico em 2009, mas desde então os lucros apenas caíram. O intuito de reviver a glória com o lançamento do Wii U em 2012 foi um fracasso, a empresa vendeu cerca de 10,73 milhões de consoles, um décimo do conquistado pelo Wii.

Atualmente a Nintendo é liderada por Tatsumi Kimishima, ex chefe da divisão norte-americana, desde novembro do ano passado. Segundo o Bloomberg, quando assumiu o cargo o atual presidente tinha diante de si grandes desafios visto que o presidente anterior, Satoru Iwata (que faleceu em 2015), era uma figura muito querida dentro do mundo dos videogames. Na verdade ele foi o primeiro presidente de fora da família fundadora e o principal responsável pelo êxito do Wii.




Pikachu e amigos


Pokémon Go recupera os personagem Pikachu e seus amigos, que foram apresentados ao público inicialmente em 1996 no Gameboy e, graças ao seu êxito, se expandiu a uma família de produtos que incluí até uma série famosa de televisão.

Os Pokémon, nome derivado de pocket monsters ou “monstros de bolso” se transportaram para um jogo de realidade aumentada, um terreno até agora pouco explorado pelos desenvolvedores de jogos. Pokémon Go conseguiu uma marca incrível: superar o número de downloads diário de pornografia na internet, algo inédito. Os usuários tem demonstrado um nível de interesse crescente, cerca de 60% utiliza o aplicativo diariamente, próximo do nível do Twitter (segundo SimilarWeb). A agência também mede o tempo de uso do App e Pokémon Go supera o Whatsapp, Instagram e Snapchat, algumas das plataformas mais usadas em dispositivos smartphones.

As receitas geradas são provenientes de compras dentro do aplicativo; pode-se adquirir moedas ou “pokécoins” para agregar funcionalidades ao game. A oportunidade de lucrar não termina ali, a Niantic anunciou que em breve será lançado no mercado o Pokémon GO Plus, um dispositivo inteligente para que os usuários possam jogar sem ter que depender do seu telefone.

Assim os jogadores podem explorar o mundo e jogar prestando atenção nas pessoas e nos lugares que os rodeiam,

Explica John Hanke e a equipe da Niantic em seu website. Ultimamente a Nintendo tem se metido em novos terrenos com seus personagens e já confirmou o lançamento de filmes e atrações nos parques de diversão da Universal Studios. A empresa tem mostrado estratégias diferentes com seus produtos desde 2015, quando confirmou que adentraria o mercado de mobiles. Pokémon Go foi lançado recentemente no Brasil e já conquistou um grande número de jogadores, fazendo um grande sucesso, que tende apenas a crescer. 

Fonte
Facebook
0
Google
 
Top