É uma tarefa bastante complicada fazer uma análise de um game, de um filme, ou seja do que for. E se torna ainda mais difícil quando se trata de um filme baseado em games, como é o caso aqui.

Como já devem ter visto na internet, as críticas de grandes sites sobre Assassin's Creed em sua grande maioria são negativas e, infelizmente, isso acaba fazendo alguns deixarem de ir ver o filme com medo de se decepcionar.

Temos como objetivo nesse artigo, não discutir gosto ou opiniões, mas sim analisar o que dizem as críticas negativas e apresentar pontos positivos do filme que estão passando batidos injustamente.

Então, se você está desanimado para ir ao cinema depois de ver alguma dessas críticas ruins, esperamos que esse texto possa ajudá-lo em sua decisão se deve ou não investir seu dinheiro no ingresso.

Primeiro, vamos fazer um breve resumo do filme, para você ter uma ideia básica do enredo. (Fique tranquilo, não tem spoilers.)
Depois vamos analisar as principais críticas negativas e ver até que ponto cada uma delas tem fundamento.

No filme conhecemos a história de Aguilar
 

Assassinos, Templários e sua guerra sem fim


Na adaptação de Assassin's Creed para as telonas, assim como acontece nos games, vemos as histórias de dois personagens correndo em linhas de tempo diferentes: Callum Lynch no presente, o qual revive as memórias de seu ancestral Aguilar, um Assassino que viveu na Espanha no século XV, em plena Inquisição Espanhola.
Maçã do Eden, artefato poderoso procurado pelos Templários

Lynch se vê diante de um dilema ao cair em meio à guerra entre Templários e Assassinos.
Os Templários buscam a localização da "Maçã do Eden", um artefato de poder inimaginável, que é dito conter o segredo para o livre-arbítrio humano. A ideia deles é utilizar o poder da Maçã para controlar o pensamento dos homens, acabando com o livre-arbítrio, e assim levar a humanidade a uma nova era de ordem e paz à base da opressão e controle absoluto.

Já os Assassinos, cujo principal crença está na liberdade total dos homens, lutam para impedir que isso aconteça, sacrificando suas próprias vidas sem pensar duas vezes se necessário.

Se você já jogou algum dos games deve imaginar que por trás de tudo isso está a Abstergo, uma poderosa corporação controlada por Templários, que obrigam Lynch a acessar as memórias de Aguilar na tentativa de descobrir onde este escondeu a Maçã do Eden 500 anos atrás.

Essa é a base para o desenrolar de todo o filme, com cenas alternando entre o presente e o passado, assim como acontece nos jogos.

Você talvez esteja se perguntando o porquê de tantas críticas negativas, se o enredo parece tão bacana e parecido com os jogos.

E é isso que vamos analisar agora: o que exatamente tem causado essas reclamações e se esses argumentos têm base ou não.


Analisando as análises


Lendo e assistindo diversas críticas, temos visto um argumento em comum na maioria deles:

  • "O filme não tem nada a ver com Assassin's Creed"
Até dá para entender que muitos esperavam ver um live action com a história de Altair, de Ezio, ou de outro dos grandes Assassinos. E foi isso o que causou o desapontamento ao chegarem ao cinema e encontrarem personagens totalmente novos e desconhecidos.
Nem mesmo a localização e época em que o filme se passa são os mesmos dos jogos. Com exceção do fato de se passar na mesma época em que Ezio era Assassino lá na Itália.

Mas será que o fato de não possuir personagens conhecidos significa que a história fugiu do contexto da saga?

Não. Pelo contrário, o filme arriscou ao trazer de volta elementos clássicos que andavam meio esquecidos até mesmo pelos novos jogos, como a Maçã do Éden e a luta sem fim entre Assassinos e Templários atrás desse poderoso artefato.

O filme aborda esse tema com perfeição, mostrando o perigo desse poder cair nas mãos dos Templários e porque é tão importante que os Assassinos impeçam que isso aconteça.

É digno de nosso respeito que os produtores tenham escolhido focar nesse tema, que pode ser confuso mesmo para quem já conhece a saga, quanto mais para os que estão indo ao cinema sem muita ideia do que irão encontrar.

Devemos mencionar aqui também a enorme quantidade de fan service presente no filme. São inúmeras referências que vão desde os detalhes mais sutis dos jogos até os elementos mais famosos, como a lâmina oculta e o salto-de-fé dos Assassinos. Há ainda muitos outros detalhes, mas para não estragar as surpresas, não mencionaremos aqui.

Esse cuidado com os detalhes agradou muito aos fãs, mas por outro lado acabou dando origem a outra crítica negativa:

  • "O filme é confuso demais"
Sim, o filme não é tão fácil de entender. Mas os jogos também não são, quando os jogamos pela primeira vez.
Em Assassin's Creed lidamos com duas histórias correndo paralelas, cada uma com personagens e linha de tempo diferentes. Some isso a expressões como Abstergo, Animus, Maçã do Eden, Templários e Assassinos e o resultado será uma pequena salada na cabeça de alguns que não estão familiarizados com esse universo.

Isso acabou deixando muitas pessoas um pouco desconfortáveis na poltrona do cinema, por terem pouca familiaridade com o universo do game.

Quem já está mais familiarizado com as histórias dos jogos, vai entender facilmente tudo que é apresentado no filme e vai estar mais confortável para se divertir com as cenas de ação. Aliás, esse é mais um ponto considerado ruim pelos críticos:

  • "O filme tem pouca ação"
Pessoalmente, não achei que o filme tenha pouca ação. Se comparado aos games, tem ação até demais, o que pode ser justificado por ser um filme e precisar desse apelo a mais.
Mas, mais uma vez, esse argumento se originou daqueles que não estão familiarizados com a saga. 

As cenas de ação são muito bem coreografadas.
Na maioria delas os atores não usaram dublês
Como sabemos, os jogos têm seus momentos de ação, mas a saga como um todo é bastante permeada pelo gênero stealth, que incentiva os jogadores a agirem sem ser notados, evitar combates e planejar com cuidado suas ações para não se envolverem em lutas desnecessárias. 
Por isso, dizer que o filme tem pouca ação não tem fundamento algum. Existem diversas cenas de ação de tirar o fôlego, com coreografias perfeitas que combinam luta de lâminas e parkour.

Enfim, se você está acostumado com os games dificilmente não irá se empolgar ao assistir essas cenas, onde os Assassinos enfrentam inúmeros inimigos enquanto saltam por paredes e telhados.

  • "Os personagens não tem carisma"
Como já dito anteriormente, muitos esperavam encontrar personagens conhecidos dos games no filme, mas o que viram foram personagens totalmente desconhecidos.

Precisamos levar em conta que, ao contrário dos games em que muitas vezes passamos algumas dezenas de horas com um personagem, um filme tem apenas 2 horas para apresentá-los.
E também é digno de nota que Assassin's Creed tem seu tempo dividido entre a história de dois personagens principais, tornando ainda mais difícil se aprofundar em sua personalidade e torná-los mais carismáticos.

Os personagens cumprem bem com seu papel no enredo, apesar de não serem tão marcantes como Altair, Ezio, Edward Kenway ou Connor. Mas levando em conta o que mencionamos, precisamos dar um desconto a eles.


Conclusão


Assassin's Creed é um filme que não se esforçou muito em agradar os "marinheiros de primeira viagem", como acontece, por exemplo, com os filmes da saga Resident Evil, em que os produtores criaram toda uma nova abordagem para atrair novos fãs e acabaram desagradando a vasta maioria dos fãs dos games clássicos.

Pelo contrário, é um filme que claramente foi desenvolvido tendo em mente os fãs e se esforça em resgatar os elementos mais centrais da saga e entregar aos mais familiarizados com Assassin's Creed uma experiência rica e emocionante, cheia de easter eggs e referências aos games.

Enfim, após abordarmos cada uma dessas críticas e deixarmos nosso ponto de vista sobre cada uma delas, tentamos mostrar que o filme pode sim desagradar algumas pessoas, mas que isso não quer dizer que ele seja ruim.

Claro que pode acontecer de você ir ao cinema e não gostar do filme.
Mas também pode acontecer de você entrar na sessão e curtir cada cena de luta coreografada, cada pequeno detalhe trazido dos jogos, e sair do cinema como eu, dizendo "ainda bem que não dei ouvido às críticas negativas!"


Notas: 

Visual e ambientação: 10/10
Trilha sonora: 8/10
História: 9/10
Carisma dos personagens: 7/10
Referências e easter eggs: 10/10
Figurino: 10/10

Nota Final: 9,1 

E você, já assistiu o filme ou planeja assistir? Conte-nos sua opinião nos comentários. 
Facebook
0
Google
 
Top