Uma nova perspectiva
Hey! Pikmin foi inicialmente anunciado em um Nintendo Direct que ocorreu em setembro de 2016, naquela época pouca coisa se sabia sobre o jogo, tivemos contato apenas com um pequeno trailer e soubemos que ele seria lançado para o Nintendo 3DS, o que de certa forma deve ter pego muita gente de surpresa, (eu fiquei bem surpreso) e nem mesmo um nome propriamente definido ele possuía, foi apenas em abril desse ano que pudemos obter mais detalhes sobre o jogo por meio de um novo Direct que foi realizado, Hey! Pikmin ainda contou com uma demo que foi lançada no dia 13 de julho para que os jogadores pudessem experimentar um pouquinho do jogo, e logo em seguida foi lançado no dia 28 do mesmo mês no ocidente.
Diferentemente de seus antecessores Hey! Pikmin nos traz uma proposta um pouco diferente e ousada ao mesmo tempo, o game se passa sob uma perspectiva 2.5D e é jogado utilizando-se as duas telas do 3DS juntamente com a caneta stylus (aquela caneta que vem junto com o console), sim meus caros é isso mesmo, parece que enfim a Nintendo percebeu que também poderia explorar o 3DS de outras maneiras e Hey! Pikmin consegue nos oferecer uma proposta bastante divertida, é como se relembrássemos os tempos do DS em que a maioria dos jogos eram jogados utilizando-se as duas telas do console e isso é realmente muito bom!
Sua atenção terá de ser dobrada! |
A história do jogo acontece com capitão Olimar voltando de mais um cansativo dia de trabalho, quando ele se depara com uma chuva de meteoros em seu caminho, nosso pequeno capitão tentou a todo custo desviar dos obstáculos mas acabou esbarrando em alguns com a sua nave, o que gerou uma pane no sistema e o fez cair em um planeta até então desconhecido, nesse misterioso lugar Olimar descobre por meio de seu navegador que o sistema de combustível da nave está a zero e que será preciso coletar 30000 Sparklium (que é a fonte que gera combustível para a nave) para voltar para casa, para fazer a coleta dos Sparklium Olimar contará com a ajuda dos Pikmins que são pequenas criaturinhas curiosas que respondem a seus comandos, já os Sparklium podem ser coletados por meio de sementes douradas e vermelhas e também por meio de objetos que podem ser encontrados nas fases que vão desde cartuchos do Game Boy a lâmpadas, cada fase possui 3 objetos para coletar.
Vários Pikmins esperam por você! |
Existe muito Sparklium esperando por você também! |
A jogabilidade acontece de maneira bastante simples, podemos usar o analógico, direcionais e os botões ABXY para controlar o capitão Olimar para direita e esquerda, subir e descer, ficará a critério do jogador(a) sobre qual maneira é melhor para controlá-lo, também podemos utilizar o jet-pack do nosso aventureiro por meio da caneta stylus, com o jet-pack Olimar consegue alcançar áreas um pouco mais altas e alçar pequenos voos, no entanto, quando esse comando é acionado os Pikmins acabam ficando para trás, e falando nos Pikmins, para darmos os comandos a eles, basta clicarmos com a stylus aonde você quiser que o capitão Olimar irá arremessá-los para que eles possam derrotar algum inimigo, trazer objetos, ou construir pontes, vale lembrar que apenas a tela de baixo do 3DS responde os comandos por touch screen. Os Pikmins ficaram dispersos? Não tem problema, com o auxilio da stylus basta clicarmos sobre o símbolo do apito na tela de baixo que logo logo seus pequenos subordinados irão se unir a você novamente, ficou sem Pikmins? Também não tem problema, você pode retornar para alguma sessão da fase e recrutar mais 4, ou pode fazer uso do amiibo para recrutar uma quantidade maior (explicarei com mais detalhes a frente).
Os Pikmins são muito úteis! |
Apesar de Hey! Pikmin se passar em um ambiente em 2.5D, de uma certa forma podemos afirmar que a dificuldade do jogo cai um pouco se compararmos com seus antecessores em 3D, isso porque a maioria dos puzzles estão bem em nosso caminho ao contrário dos outros jogos que se passavam em ambientes abertos onde tudo ficava mais espalhado, outro fator que também facilita um pouco as coisas é o fato de que não temos mais de correr nas fases temendo que a noite caia, essa mecânica não está mais presente nesse novo game, e provavelmente vocês estão se perguntando se essa nova aventura também nos passa aquela mesma sensação de estarmos em um lugar gigantesco tal como acontecia nos 3 games anteriores não é mesmo?
Pois bem, para quem já conhece a franquia e já jogou os outros jogos, sabe muito bem que os planetas por onde Olimar se aventura se parecem muito com jardins e que a sensação que nos passa é de que somos bem menor que um inseto em um lugar grande rodeado por ameaças, logicamente por se tratar de um jogo 2D essa sensação de imensidão aparentemente parece ser perdida, mas isso não acontece, pois ela de certa forma é recompensada com a jogabilidade em 2 telas, os cenários ocupam as telas de uma maneira que nos passa a sensação de que realmente somos bem pequenos perante aquele planeta em que estamos, logo temos de prestar atenção em tudo o que acontece ao nosso redor, tal como fazíamos nos jogos em 3D pois as ameaças ainda surgem de todos os lados, vale lembrar também que nesse game ainda vamos fazer uso de vários tipos de Pikmins para resolvermos os puzzles, seja para atravessarmos lugares em chamas, com eletricidade, quebrar cristais e por ai vai, cada situação ira exigir um Pikmin adequado para que possamos avançar pelo jogo.
Nesse mundo de aventuras somos bem pequenos e o perigo é bem maior! |
Esse amiibo ficou muito bonito! |
Veredito
Sem sombra de dúvidas Hey! Pikmin é um jogo bastante inesperado, pois quem iria imaginar que teríamos um Pikmin no 3DS e ainda por cima em 2D não é mesmo? Possivelmente muitas pessoas devem ter torcido o nariz para o jogo e até mesmo ter dito que fizeram o game assim para divulgar mais o New 2DS, em partes pode até ser verdade, provavelmente o 3DS teria capacidade sim para um Pikmin em 3D mas acreditem o jogo está muito bom do jeito que está, os gráficos estão bonitos, a trilha sonora combina com o jogo,e se eu ainda não conseguir te convencer, é possível baixar a demo que está disponível na e-Shop e testá-lo, enfim se você ainda não conhece a franquia essa é uma boa oportunidade para conhecer, e se você já é um veterano na série vai se sentir um novato novamente jogando sob uma nova perspectiva!
História - 7/10
Visual - 9/10
Jogabilidade - 10/10
Trilha sonora - 10/10
Carisma - 10/10