Nestes últimos dias, a internet vem ganhando uma série de imagens e boatos acerca de Pokémon Ultra Sun & Moon. É claro, a maioria deles são falsos. Mas uma coisa que tem intrigado muita gente é sobre como a Nintendo faz para proteger seus arquivos, uma vez que eles já estão em pré-load, ou seja, assim que o jogo for lançado oficialmente, as pessoas que o compraram poderão baixá-lo. Muito bem, vamos explicar como a coisa funciona:

O que impede as pessoas de baixarem o conteúdo antecipadamente?

Simples e objetivamente: três camadas de proteção.

Primeiro, o conteúdo criptografado dos jogos precisa ser carregado para o CDN, que é uma espécie de "base" onde os tickets são carregados (aliás, eles já foram carregados, no último dia 31 com o pré-load). Desta forma, o jogo precisa necessariamente estar disponível no sistema. As "seeds" destes jogos bloqueados e precisam ser disponibilizadas para que então eles se tornem disponíveis para baixar.

O que é uma Title-Key?

Uma TK nada mais é do que uma sequência numérica de 128 bits. Ela é a chave para descriptografar o conteúdo no CDN. Uma TK é enviada ao seu console quando você compra um jogo, e não há como obtê-la por outro meio. Assim, não existe outra forma de as pessoas conseguirem as TK's antes do lançamento oficial, mesmo a Nintendo tendo disponibilizado o conteúdo para pré-load.

Mas se a Nintendo disponibilizou o pré-load, por que não dá para descriptografar?

Porque além da encriptação pertinente à CDN, Ultra Sun & Ultra Moon usa um sistema secundário de proteção de conteúdo bloqueado. Assim, além da criptografia normal, USUM tem mais um "bloqueio de conteúdo", que é essa Title Key de 128 bits. Sem essa sequência numérica, os jogos não podem ser descriptografados, mesmo se você os comprou via pré-load. Aquela "pequena atualização" que você baixa na data de lançamento para um jogo pré-comprado, é na verdade essa chave de bloqueio de conteúdo.


Resumindo: alguém jogará USUM antecipadamente, só porque comprou via eShop? 

Não...e sim. Não, pois a Nintendo ainda não liberou, nem a key, nem a seed de desbloqueio de conteúdo. Porém, se alguém conseguir os jogos antes de todos, e fizer o famoso "Dump", aí já são outros quinhentos. 

Quem pode receber um jogo antes de todos? Isso mesmo, lojistas. E vejam só, a prática é recorrente: aconteceu com Sun e Moon no ano passado. Sempre que os lojistas recebem seus produtos, alguns têm o hábito de disponibilizar o conteúdo de forma ilegal através da prática de extração do arquivo principal da mídia física (o famoso arquivo CIA). Assim, muitas pessoas que têm seus consoles desbloqueados conseguem executar o arquivo de jogo, tendo acesso total e absoluto antes de todos aqueles que compraram suas versões originais.

Porém, é sempre válido lembrar que, a cada atualização, a Nintendo fecha ainda mais o cerco contra os piratas de plantão. Nós d'a Casa do Cogumelo, não incentivamos a pirataria sob qualquer motivo, razão, ou circunstância. O risco que se corre em perder o aparelho é enorme, o que no fim das contas acaba não valendo a pena. Então se você não pode ter o jogo de início, procure por um (a) colega, ou então alugue, pegue emprestado (como é o meu caso), ou junte aquele dinheirinho sagrado do lanche. E aí sim, depois dessa quest, vocês estarão aptos a dominarem o universo Pokémon. Quem mais está na hype de USUM levanta a mão comigo.
Facebook
0
Google
 
Top