
Saudades do seu Game Boy Classic? Vida calma demais? Seus problemas acabaram com Madcap Castle. Fruto de uma Game Jam, que não parou ali, o game vingou nas mãos do
Diel Mormac Games. Um Action Plataform 2D clássico em todos os sentidos. Como todo bom game da era de ouro, a dificuldade e diversão surpreenderá você.
Old but Gold
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Sério, duas semanas e esse reles escritor não passou do quarto mundo... |
Mais uma vez o mal assola a terra e nosso mago defensor vai lá para salvar o destino de milhares. Certo? Não... As pilhas do Game Boy do nosso "herói" acabam rapidamente e ele ouviu falar da lenda das pilhas infinitas, para bom jogador meia lenda basta. Partiu castelo.
Com bastante dificuldade, eu não consegui passar do quarto castelo, após jogar por dias.
Estética
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Alguém pegou todas as referências? Se sim, comente |
Idealizado para ser uma homenagem aos clássicos do Game Boy Classic, o game foi criado e idealizado em uma Game Jam por uma equipe de apenas três pessoas. Conclusão, sucesso total, o jogo bebe da fonte e nos presenteia com um novo clássico. Com as cores desbotadas, a música polida, mas sem perder a essência da época (só tiraram os chiados), e os efeitos sonoros bem trabalhados (acredite você irá dormir ouvindo o barulho do mago se despedaçando). Toda essa junção cria a imersão e reacende a chama do gamer nostálgico.
Level design
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Mensagem dada |
O level design está primoroso, na proposta do jogo ele não fica atrás de Celeste ou Dandara. As telas são todas muito bem trabalhadas, fazendo sua missão, fervendo seu cérebro e usando todas as possibilidades para completar a tela, algo complexo mas extremamente satisfatório. Suas mecânicas e novos inimigos são sempre inseridos com uma curva de aprendizagem equilibrada, rápida, raivosa, mas justa.
Você vai morrer!
A jogabilidade é muito refinada e os comandos respondem com precisão (até demais, às vezes), criando total controle e responsabilidade pelas centenas de mortes, até o momento em que você manobra de forma precisa o personagem na tela. Mesmo com a constante morte, o jogo não acaba sendo frustrante pois o retorno é imediato, quando você menos espera já está novamente indo pra cima, de novo, de novo, de novo. Parece frustrante, mas a sua evolução na tela é perceptível a cada morte, e também o stress causado, a adrenalina e raiva são palpáveis ( já riu de raiva jogando?), entrando num frenesi até passar a tela e gargalhar igual o maluco que seus parentes já acham que você é.
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Mage used Minimize |
Para melhorar o sadismo, as telas contam com o tempo acumulado e um contador de mortes. Cada mundo tem cenário, música e inimigos próprios o que prende a atenção combinado com as magias que também são únicas para cada reino. Magias diversas desde fogo para velas, invocar galinhas, minimage e reflect. Essa variedade torna constante a curva de aprendizado do jogo evitando a mesmice e perda de interesse. Cada novo mundo um novo stress e uma habilidade que você deseja dominar.
Boss
Cada mundo tem um Boss que é necessário o domínio da magia para vencê-lo, alguns são carismáticos e criam mecânicas e padrões envolventes, mas em geral são o ponto fraco do jogo pois são até fáceis demais.
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Olha o processo da Big N chegando... |
Madcap Castle já está na
Steam desde 12 de Dezembro. A equipe sempre comparece no cenário Indie, desde Game Jam até a BGS. Adquirindo uma chave nos eventos você ainda leva a caixa da "fita" e um pôster.
Conclusão
Madcap Castle é um game que cumpre todas suas expectativas de forma sublime, prometeu matar a nostalgia e cumpriu. Sendo assim, é um jogo difícil, mas não injusto, que fará os menos acostumados com a dificuldade das plataformas 8-16 bits espumarem de raiva (e os veteranos também) mas é um jogo.
PS: Não consegui trocar a paleta de cor como nos originais.