E ai leitores tudo bem com vocês? Recentemente nossa Máquina
do Tempo passou por algumas atualizações o que acarretou que agora teremos
várias opções de destinos por diversos consoles e jogos diferentes, então como
nosso primeiro teste iremos viajar hoje para as ilhas Wumpa para relembrarmos o
grande marco que Crash Bandicoot foi para o PS1.
Crash Bandicoot deu as caras pela primeira vez em 1996 no
PS1, o marsupial foi criado pela dupla Andy Gavin e Jason Rubin que inclusive
são os fundadores da famosa Naughyt Dog, na época em que estava sendo
desenvolvido os criadores queriam criar uma experiência de jogo de plataforma
que oferecesse uma perspectiva diferente para os jogadores, mas que ao mesmo
tempo ainda tivesse uma jogabilidade simples e acessível a todos, na tentativa
de bater de frente com um certo bigodudo, foi então que nasceu o carismático
Bandicoot.
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Crash é um poço de simpatia! |
O jogo
Os maliciosos cientistas Dr. Neo Cortex e Dr. N.Brio
desenvolveram uma máquina capaz de modificar os animais afim de obterem um
exercito de animais mutantes para dominarem o mundo, porém o experimento acaba
dando errado e Crash acaba sendo uma grande dor de cabeça para os vilões, ao fugir do covil dos cientistas nosso herói acaba deixando Tawna (na época sua
namorada) que também havia sido raptada para trás, então ele decide voltar ao
castelo para resgatá-la.
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Tawna acabou ficando para trás. |
Jogabilidade
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O principal ataque de Crash. |
Assumindo o controle de Crash o jogador(a) precisa
atravessar 3 ilhas (ilhas Wumpa) passando por diversos níveis e enfrentando
alguns inimigos pelo caminho. Crash possui a habilidade de pular e
de atacar
com um golpe giratório, quanto as fases elas são lineares mas a maioria possui
uma perspectiva em 3D enquanto que outras já possui uma visão em 2D, sua missão
é chegar ao final de cada estágio vivo para assim conseguir chegar até o seu
objetivo final e salvar Tawna.
Existem alguns itens pelo caminho que podem tanto ajudar
quanto atrapalhar o jogador, o principal deles é Aku Aku uma máscara de
aparência tribal que se alia a Crash para protegê-lo, se durante todo o percurso
o jogador conseguir juntar 3 máscaras sem sofrer danos, Aku Aku irá conceder uma
invencibilidade para Crash por um curto período de tempo, a máscara ainda pode
ajudar o nosso herói iluminando para ele o caminho em trechos escuros.
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Aku Aku é o único aliado de Crash durante toda a aventura. |
Outro item que também é encontrado com abundancia nas ilhas
Wumpa são as frutas Wumpa, essas frutas que mais parecem uma mistura de manga
com pêssego, nesse primeiro jogo possuem como característica a finalidade de
conceder uma vida ao jogador(a) caso 100 delas sejam colhidas, elas podem aparecer
tanto espalhadas pelas fases como também podem vir dentro de caixas.
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As caixas podem ajudar como atrapalhar. |
Por falar em caixas, existem algumas que são extremamente
perigosas para o nosso herói e que jamais devem ser quebradas, pois se tratam
das caixas de TNT e de Nitro, as caixas de TNT quando tocadas de modo leve
geram uma contagem regressiva de 3 segundos e após esse tempo elas explodem, já
as caixas de Nitro basta apenas um toque por mais leve que seja para que a
caixa exploda do nada, então fica a dica, sempre que possível tenha bastante
atenção essas caixas.
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Não é tão fácil assim pegar essas belezinhas. |
As gemas são um item meio que secretos dentro do jogo, já
que para consegui-las são necessários executar alguns critérios durante as
fases, como quebrar todas as caixas por exemplo, no
entanto a função delas é liberar o final secreto que existe dentro do jogo.Ilhas
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Papu Papu. |
Nesse primeiro jogo o arquipélago Wumpa é formado por 3
ilhas, na primeira delas temos um clima mais tropical e aparentemente ela
parece ser o lar de Crash, no entanto aqui também esta localizada uma tribo de
nativos onde Papu Papu é o líder e o único chefe a ser enfrentado aqui.
A segunda ilha temática já nos remete mais as ruínas,
vemos várias fases que se passam em templos, e temos a sensação de que essa
ilha é como se fosse um local abandonado e inóspito devido
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Admita você morreu muito aqui! |
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Koala Kong parece nervoso... |
A terceira ilha é onde se passam os acontecimentos finais do
jogo, o lugar é onde se encontra o castelo de Cortex e seus laboratórios, a
ilha tem um ambiente altamente tóxico e repleto de máquinas e galerias vigiadas
pelo rato Pinstrip Potoroo um gangster contratado por Cortex para guardar o
local, mais adiante já no castelo temos de enfrentar o Dr. N Brio que durante a
batalha acaba se tornando cobaia de seus próprios experimentos se revelando uma
grande ameaça, e por fim já no alto do castelo sob um dirigível enfrentamos o
Dr. N Cortex que utiliza um planador e sua pistola de raios para nos atacar,
quando derrotado, Crash consegue salvar Tawna e eles voltam para casa no dirigível
de Cortex.
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As batalhas contra Cortex geralmente são bem fáceis. |
Concluindo
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Isso ai Crash, vem correndo pro Switch! |