Ficamos a par de vários rumores do "Wii HD" há algum tempo, e temos alguma perspetiva sobre os vários rumores que apareceram recentemente. Fotos do que parece ser uma apresentação do Project Cafe, furtivamente fotogradas com um celular, têm sido fortemente debatidas na Internet. São genuínas? São falsas? E os crescente rumores que descrevem o poder significativamente acima da Xbox 360 e PlayStation 3?
Uma coisa que parece ser auto e evidente é que, novamente, o comando é o núcleo da próxima experiência Nintendo. O hardware Cafe em si parece operar como um console convencional ligado a uma TV, ou então como um centro baseado num lounge, enviando jogabilidade para os jogadores que efetivamente jogam em unidades portáteis com ligações de curto alcance à unidade. Quase como um OnLive completamente caseiro, se preferirem.
Ainda haverá mais discussões sobre o uso do HDTV. Se alguém quer ver TV, o jogador poderá simplesmente passar o jogo para o comando Cafe, com alguns rumores a sugerirem um tela panorâmica de seis polegadas com uma resolução tipo EDTV na área dos 800x480 – o tipo de tela utilizada por navegadores de satélite maiores. Tem sido descrito como "um iPad com botões", mas um comando maior com uma tela de touch screen integrado está mais de acordo com o que temos ouvido de nossas fontes.
Obviamente existem outros benefícios nesta configuração. Streaming pode ser usado para enviar informação específica ao jogador, ou usada para organizar a tela principal ao passar informação do HUD para o touch screen. No entanto, as aplicações neste cenário poderiam provavelmente ser bem limitadas. A maioria das informações do HUD tipicamente precisam ser facilmente acessíveis ao jogador, e mudar o foco entre as duas telas em uma experiência prática.
O streaming de vídeo da Cafe é potencialmente uma tecnologia muito fixa. A questão é, como pode funcionar e que tipo de formato de transmissão poderia ser usado?
Por outro lado, já temos um exemplo em funcionamento: o Remote Play do PS3, no qual oframebuffer é diminuído, codificado e transmitido através de WiFi para o PSP. Em teoria, então, a jogabilidade poderia ser transmitida para qualquer ponto da casa, e uma conexão Wireless-N poderia potencialmente ser de banda larga.
No entanto, dois problemas aqui sugerem que esta não é uma ideia tão boa: a latência seria introduzida pelo codifica-dor e decodificado no sinal de vídeo, e ainda existiria uma significante degradação na qualidade de imagem trazida pela compressão da imagem. Tendo em conta quantos títulos a Nintendo opera a 60Hz, a jogabilidade poderia sofrer uma perda na qualidade caso a Nintendo adaptasse esta estratégia. A Nintendo quer que a tecnologia melhore a forma como jogamos os jogos, não que piore.
A outra solução seria algo dentro das linhas de WirelessHD, que oferece um nível de especificações essencialmente idêntico ao HDMI enviado pelo console com banda larga suficiente para suportar 1080p a 60Hz (e potencialmente, por extensão, quatro telas remotas nos controles Café). Já vimos isto empregue na mais recente versão do portátil M17x da Alienware e é dito que oferece zero de lentidão e um alcance de dez metros. A Nintendo é dada ao reutilizar a tecnologia existente numa forma inovadora, e aqui temos um modelo que pode ser facilmente adaptado.
Isto é uma tecnologia bem avançada e em acordo com as telas de touch screen integradas, nós podemos esperar que os comandos adicionais do Café sejam significativamente mais caros do que estamos habituados – e ficaríamos bastante admirados se a unidade fosse vendida com mais do que um comando tablet.
No entanto, tendo em conta que a Orange estava vendendo um celular com sistema Android com uma tela de touch screen AMOLED de 800x480 por menos de 100£ ( o Orange San Francisco/ZTE Blade), podemos calcular que, com adicionais economicos de escala, a Nintendo seja capaz de fazer de forma mais barata e ainda atingir uma boa margem de lucro.
Claro, uma terceira opção são os comandos do Café terem fios, ligados ao console. Uma forma incómoda e retrógrada em muitas formas, mas iria resolver o problema de streaming de uma forma bem efetiva nos custos e também iria resolver outro problema: ter uma tela de touch screen num controle sem fios vai precisar de muita bateria em comparação com os requisitos dos atuais comandos e controles.
E quanto à constituição do hardware da máquina? Rumores que não fomos capazes de confirmar, sugerem um processo triple-core PowerPC similar ao da Xbox 360, apesar de gostarmos de acreditar nisso, nos cinco anos desde que o Xenos chegou, melhorias foram feitas ao design que iriam aumentar a eficiência do processamento, mesmo que a velocidade permaneça em torno dos 3.2GHz.
Procurar velo-cidades de processadores maiores é uma opção, mas iria aumentar os custos e iria afetar a consistência da unidade. Um design de CPU mais inteligente faz mais sentido, especialmente tendo em conta como os elementos chave do design Xenos são ineficientes ou com falhas (uso da onbard cache por exemplo).