A exploração espacial é algo que o ser humano busca com constante frequência. Ao longo dos anos, filmes e jogos foram lançados, criando e aumentando o nosso imaginário sobre o espaço, alienígenas e tudo mais. Usando a imaginação e com desenvolvimento que só ela tem, a Nintendo entrou pra valer na era espacial com o fantástico Super Metroid.
Vamos usar a nossa máquina do tempo e viajar para 1994. São oito anos após a criação do primeiro jogo da franquia Metroid, iniciada no amado Nintendinho. Super Metroid foi uma evolução enorme em comparação com seus antecessores e também em relação aos outros jogos de Super Nintendo. Primeiro cartucho a utilizar 24 megabits, além dos excelentes gráficos, o jogo também possui excelente qualidade de som, se tornando um dos melhores jogos de todos os tempos.
Samus Aran é uma das primeiras personagens femininas a protagonizar um jogo e sem usar o apelo sexual. Ela ficou marcada por utilizar a armadura Power Suit, criada pelos homens-pássaro Chozos. O sucesso da personagem fez com que ela ganhasse lugar fixo na franquia Super Smash Bros, aparecendo desde o primeiro jogo. Samus é a única sobrevivente da colônia terrestre K-2L. Seus pais e todos os moradores da colônia foram assassinados por Ridley, uma das líderes dos Piratas Espaciais. Ela foi criada pelos Chozos, no planeta Zebes, onde recebeu treinamento e a armadura com 14 anos. A Power Suit possui a característica de poder receber diversos upgrades, melhorando e adaptando as qualidades dela, como foguetes, visão especial e a famosa Morphing Ball.
A História de Super Metroid começa após Samus eliminar todos os Metroids. A força deles poderia ser utilizada como força de destruição e por isso, ela foi contratada pela Federação Galáctica, para executar essa missão. Durante a missão, um pequeno Metroid acaba reconhecendo Samus como sua mãe e ela leva o bebê para ser estudado pelos cientistas da colônia espacial Ceres. Logo após sua saída da estação espacial, ela recebe um chamado e retorna para Ceres. Chegando lá, descobre que os cientistas foram mortos e o bebê Metroid desapareceu. Após grande exploração, ela encontra Ridley, que captura o bebê e foge para Zebes.
Após pousar em Zebes, Samus inicia a exploração por todo o planeta, fato que marcou a série, pois além dos puzzles encontrados durante o jogo, desbravar inúmeras salas e lugares era essencial para a conclusão do jogo. Com o decorrer do jogo, a personagem descobre que o seu principal inimigo é a inteligência artificial chamada de Mother Brain. Ela foi criada pelos Chozos, mas se revelou uma força maléfica que utilizou os Piratas Espaciais para cumprir seus objetivos.
Super Metroid é considerado um dos melhores jogos da franquia, causando nostalgia a todos os fãs. O jogo recebeu sua versão no Virtual Console e pode ser jogado no Wii U, mas o que o público realmente espera mais um jogo da franquia para o novo console.



