A Nintendo é de fato uma das melhores empresas que atua no mundo dos vídeo-games, nos disponibilizou vários clássicos e ícones em seus consoles, deixou uma marca de respeito dentre grandes empresas que atuam no mesmo ramo e já cansou de revolucionar sua plataforma e seu tempo diversas vezes.
Porém, nem tudo na Nintendo são glórias e triunfos. Existem "Ovelhas Negras" na empresa, pérolas bizarras que a Nintendo simplesmente tende a esquecer. Como eu sou bem chato e gosto de procurar fatos estranhos e curiosidades comprometedoras, decidi abrir na Máquina do Tempo uma nova categoria, onde irei relatar acontecimentos bizarros que muitos decidem deixar de lado e ignorar.
Porém, nem tudo na Nintendo são glórias e triunfos. Existem "Ovelhas Negras" na empresa, pérolas bizarras que a Nintendo simplesmente tende a esquecer. Como eu sou bem chato e gosto de procurar fatos estranhos e curiosidades comprometedoras, decidi abrir na Máquina do Tempo uma nova categoria, onde irei relatar acontecimentos bizarros que muitos decidem deixar de lado e ignorar.
E nada melhor que começar com um fenômeno de jogo ruim, considerado por muito como "O Pior jogo para a SNES", ou se preferir "O Pior jogo de Todos os Tempos". Estou falando do eterno Hong Kong 97, saiba mais sobre esse clássico a seguir.
Informações e Opiniões:
Não está relatada nenhuma informação concreta sobre o lançamento desse game (pelo menos as informações que me foram dadas.), apenas sabemos por informações do título e capa, que o jogo foi lançado no ano de 1995 no Japão. Desenvolvida pela empresa HappySoft para o console Super Nintendo, países como Japão e Taiwan consideraram o jogo como horrível e bizarro, e particularmente considerado por mim um pesadelo, destruidor de infâncias e abominação perante Deus e a Goku.
Sério, já tive pesadelos com esse jogo, fiquei 3 dias seguidos sem dormir direito, passava na minha mente aquela musica tenebrosa e repetitiva que servia apenas para te deixar mais tenso durante o gameplay. Acha que isso tudo que estou dizendo é exagero? Então ouça um pouco da trilha sonora do game:
Ouviram? Seus tímpanos explodiram e sua mente distorceu? Pois bem, essas sensações são normais para quem já jogou esse jogo e sabe o QUANTO ELE É RUIM!!! Porem, pelo menos tenho uma informação que não posso deixar batida e que justifica muita coisa, o jogo não é licenciado pela Nintendo, ou seja, esse jogo pode ser facilmente uma hack fangame lançada para o console (como o cartucho de Sonic 4 para SNES), ou uma tentativa fracassada de uma empresa para lançar-se no mercado dos consoles, pois não temos praticamente nenhuma informação sobre essa tal empresa "HappySoft".
Antes de falar sobre a jogabilidade, vamos destacar algumas curiosidades. Uma delas é o seu início, ao iniciar o jogo você visualizará um sub-menu onde mostrará idiomas para tradução de legendas (até ai tudo bem), após a escolha do idioma você se depara com varias propostas, começando por essa:
"Vamos vender os seus jogos originais S-NES. (1/3 do lucro bruto será seu) Congratulamo-nos com jogos de qualquer espécie por favor, envie-nos o seu disquete. Nós entraremos em contato com você após cuidadosas considerações."
Ou seja, o game nos proporciona muitas perolas. Que proposta é essa? O jogo está negociando comigo? Pois bem, até que a proposta parece favorável, a cada venda de seus cartuchos/disquetes pela empresa HappySoft, você receberá 1/3 dos lucros da venda.
Como se já não bastasse essa proposta inusitada, aparece outra proposta inusitada e dessa vez bizarra também, leia o trecho:
"Gostaria de vender nossos produtos em sua loja? Estamos à procura de revendedores em todo o mundo. Vamos dar um alto desconto em encomendas com mais de 50 peças. Por favor, pergunte-nos para mais detalhes."
O QUE??? Mas... eu nem tenho loja! Tá legal jogo japonês bisonho, vocês não acham que isso é apelar demais? Novamente o jogo te faz uma proposta, dessa vez ele te influência na compra e revenda de seus produtos em "sua loja", como também a empresa anuncia que está à procura de revendedores em todo o mundo. Isso sim é desespero em crescer na vida, o jogo em si já é horrível, imagina os demais desenvolvidos pela empresa, com certeza não vai dar certo.
Olha só, uma informação sobre a empresa (WOW). Eles disponibilizaram o endereço sede da HappySoft, onde toda a magia acontece, o local em que suas maravilhas são criadas por cabeça de gênios revolucionários. "3F-324. 7-12-1 Nishi-shinjuku Shinjuku TOKYO JAPAN" é o endereço do apartamento e hotel onde oficialmente fica (ou ficava) a sede da HappySoft Corporation, onde foi produzido o pior jogo para o console SNES, um local histórico para a humanidade. Um dos meus planos na vida é visitar o Japão, e com certeza vou procurar me hospedar nesse hotel.
Jogabilidade:
Vamos lhe torturar um pouco, não tem muito para comentar sobre a jogabilidade, apenas que ela é horrível. Você controla o protagonista em uma tela bizarra e confusa, onde o fundo geralmente são anúncios de marcas como "Coca-Cola" e banners que aparentam mostrar partidos comunistas chineses ou algo do tipo (sem muito para argumentar sobre isso).
O objetivo do jogo é matar o máximo de pessoas possíveis que aparece caindo na tela, tendo vários obstáculos que deixam o jogo mais difícil e ruim do que já é.
Falando em traumatizar você... Dê uma olhada na tela que aparece quando você morre no jogo:
Exato, é a foto de um cidadão morto, percebe-se também a data e o horário quando a foto foi tirada. Esse jogo foi lançado para qual publico alvo? Isso dá pesadelos, é a foto de uma pessoa morta em pleno jogo. Como se já não bastasse a imagem tensa, ainda tem frases ensanguentadas que serve apenas para complicar mais seus pesadelos.
O jogo tem apenas uma trilha sonora, o nome da musica que passa repetidamente durante todo o gameplay se chama "I Love Beijing Tiananmen", que nada mais é que uma musica chinesa da época de sua revolução cultural. Uma musica cantada pelas crianças no colegial, como se fosse cantar o Hino Nacional Brasileiro nas escolas (nem sei se ainda cantam, mas na minha época de estudante do ensino fundamental eu cantava).
Enredo:
Além do jogo ser horrível, a trilha sonora ser horrível, a jogabilidade ser horrível, alguma coisa tem que salvar nesse jogo, certo? Errado! A história também é horrível e completamente macabra.
O enredo do jogo se passa em 1997 em torno da transferência da soberania sobre Hong Kong, e durante esse período, pessoas do continente chinês passaram a imigrar para Hong Kong, aumentando assim a taxa de criminalidade. Sobre essa calamidade, o governo de Hong Kong decide contratar um matador profissional chamado Chin (que é nada mais que o primo de Bruce Lee) para exterminar 1,2 bilhões de habitantes da China.
Ou seja, o objetivo do jogo é matar mais pessoas que o holocausto, pois bem... Você compraria essa fita para seu filho jogar? Venderia esse game em sua loja de vídeo-games? Não, você não faria isso.
Muito bem, encerramos nossa analise. Se você tem por recomendação outro jogo ruim, ou acontecimentos bizarros por parte da Nintendo para nós analisarmos, deixe nos comentários abaixo do post. Até a próxima semana.