Super Smash Bros for Wii U chega em 21 de Novembro deste ano repleto de novidades. Dentre elas, como não poderia deixar de ser, diversos personagens inéditos integram o cast já bem conhecido dos fãs. No entanto, sempre topamos com uma figura não familiar nestes jogos.

Explico. Além de ser um catálogo de games interativo, apresentando personagens de diversas franquias se enfrentando em dream matches, os casts de personagens em crossovers sempre apresentam algumas figuras obscuras. E enquanto a maioria dos jogadores ficam com aquela pergunta básica na cabeça ("quem diabos é esse?"), alguns poucos abrem um sorriso triunfante, não só por saber quem são estes personagens, mas por perceberem que os desenvolvedores também pensam neles.


Esses personagens pertencem a uma categoria de games não muito diferente da encontrada no cinema, nos quadrinhos, nos animes e tantas outras produções culturais. São aqueles jogos que, por algum motivo, se perderam no tempo, mas resistem graças a um fandom restrito e fanático por eles. São os jogos cult.

A Fama depois da "morte"

Não há nada mais gratificante para qualquer criador artístico do que ter sua obra eternizada e lembrada pelo público. Entretanto, há quem receba essa honraria muitos anos depois, décadas depois, ou mesmo póstumas... Bem, o importante é que eles conseguiram sua tarefa, ainda que tardio.

Com os games isso não é tão diferente. Vivemos uma época hoje em que muito se valoriza o clássico de maneira nostálgica, relembrando todos aqueles games que fizeram nossa infância e adolescência mais feliz (ou irritante, depende do jogo) de alguma forma. Mas repare quais jogos são citados: são quase os mesmos, o que te faz pensar que só existiram apenas estes games, O que sabemos que não é verdade.

Voltando ao exemplo de Smash Bros, já podemos fazer tranquilamente uma lista de todos os personagens que, até antes de fazerem parte do seleto grupo de lutadores, pouca gente conhecia. Vejamos, na ordem em que apareceram nos quatro games da série da Nintendo:

SSB

  • Ness (Earthbound)

SSB Melee

  • Ice Climbers (Ice Climbers)
  • Mr Game & Watch (Game & Watch)
  • Marth e Roy (Fire Emblem)

SSB Brawl

  • Pit (Kid Icarus)
  • R.O.B (acessório do NES)
  • Lucas (Mother 3)

SSB Wii U/3DS

  • Duck Hunt (Duck Hunt)

Pergunte para qualquer adolescente que goste de Smash Bros se ele saberia a quais os jogos os personagens acima pertencem. Mesmo com todo o carisma destas figuras, é certo que eles não teriam ideia de onde viriam.

Mesmo assim, quando vemos tais personagens, e gostamos deles a ponto de vermos suas origens, significa que a tarefa foi cumprida para os desenvolvedores.

Tornando-se um Cult

Não existem regras para um jogo se tornar cult. Alguns se tornam por serem extremamente difíceis, outros por terem sido lançados apenas numa região do planeta, outros por serem muito bons, mas receberam uma campanha de marketing fraca. E outros por puro azar mesmo, perdendo em destaque para os grandes medalhões da indústria.


Mas o que todos os jogos cult tem em comum é que, independente do modo como chegaram, todos possuem uma característica muito chamativa, que encantam seus fãs de maneira única. E como não caíram nas graças do público geral, estes sempre o veem com desconfiança, até preconceito, o que é uma grande injustiça. A originalidade de um jogo cult não deve ser subestimada. Aliás, ela deve ser usada como grande exemplo.

A grande vantagem de um game cult é o incentivo ao jogador conhecer novas perspectivas de um mercado que, gostemos ou não, vive de lançamentos bombásticos e elementos de encher os olhos. E para quem deseja entrar no mercado de games, não há exercício melhor 

Uma lista de jogos "Cult"

Para finalizar, vou deixar uma pequena lista de cinco jogos que considero Cult. Isso é uma avaliação pessoal, pois curiosamente não vejo ninguém falar deles, mas de alguma forma eles ganharam seu espaço na Nintendo. 

Ghouls n' Ghosts (NES) - Este é o primeiro de uma série que durou até o Super Nintendo, sendo uma das franquias da Capcom perdidas no tempo. Nele controlamos Arthur, um cavaleiro no melhor estilo Dom Quixote que busca sua amada princesa numa terra de mortos-vivos. O grande diferencial foi sua dificuldade extrema mesmo para a época. Pergunte a qualquer jogador se ele conseguiu zerar sem um save state de emulador...

Earthbound (SNES) - O já citado game do Ness é um grande clássico dos RPGs do Super Nintendo não pela sua mecânica diferenciada ou gráficos coloridos, mas por dois fatores únicos: as pequenas referências a cultura pop da época, e a história cheia de bizarrices, em que enfrentamos inimigos como hippies, cachorros selvagens, e um vilão que parece ter vindo das séries do Ultraman. Se não fosse a campanha de marketing porca, teria ganhado muito mais destaque no ocidente. Ah, no Japão ele é conhecido como Mother, é o segundo de uma série de 3 games. E até falamos de um quarto game feito pelos fãs.

Conker Pockets Tales (Game Boy Color) - Antes de entrar para história com seu politicamente incorreto Conker's Bad Fur Day, Conker The Squirrel apareceu como um amigo fofinho do Diddy Kong em Diddy Kong Racing, e estrelou seu próprio jogo no Game Boy Color. O mais impressionante é que aqui o game é totalmente "fofinho", inclusive voltado para crianças. Aquela história de que os desenvolvedores estavam bêbados quando fizeram o plot do game de N64 pode ser verdadeira...


Eternal Darkness (Game Cube) - Um game que poderia ter virado uma franquia de tremendo sucesso graças a sua mecânica única e uma história impressionante, mas que por algum motivo se perdeu no tempo. Eternal Darkness é o único até hoje que colocou a sanidade dos personagens - e dos jogadores - de maneira aterradora. Sim, eu sei que Silent Hill fez muito mais, mas quando existe um sistema de sanidade que consegue imergir o jogador a ponto de fazer travar o controle do Game Cube, ou aumentar o loading de propósito só deixar o clima ainda mais pertubador, é difícil de competir, Para quem sente saudades do game, Shadow of The Eternals, "sucessor espiritual" da série, está em produção.

Zombies Ate My Neighbours (SNES) - A LucasArts foi muito forte nos anos 90, e entre seu catálogo versátil, estava esta homenagem divertida e humorística aos filmes de terror clássico e aos filmes de zumbi muito antes deles virarem moda (Dead Rising não foi o primeiro). Nada como correr pelo cenário e arrebentar zumbis, lobisomens e brinquedos assassinos no melhor estilo cartunesco.


Deixo os comentários livres para contestá-los, e para que falem de mais algum game que vocês considerem cult. Comenta ai!
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