A nostalgia virou algo muito frequente hoje em dia. Lembrar das coisas que nos divertiam no passado sempre é bom para reavivar boas memórias (e até tem um canal no Youtube que faz essa tarefa muito bem) e observar como aqueles bons tempos não voltam. Mas isso quer dizer que esses tempos sejam melhores que os atuais? Ou ainda, que tudo vindo do passado é bom, e tudo o que é atual é ruim?

Já falamos aqui em duas ocasiões sobre os tempos passados dos games, sobre o quanto como os jogos não precisavam de muita lógica para serem divertidos, e até como eles eram em sua maioria mais desafiadores do que os atuais. No entanto, ficar limitado unicamente ao passado também é um baita retrocesso, o que pode levar a outro sentimento que certamente você já viu em um de seus avós, pais ou nos amigos deles. Sim, ser saudosista não é lá uma atitude muito saudável e vamos mostrar aqui o porque. Claro, no universo dos games.

"Ah, mas o Super Nintendo foi o melhor video-game. Tudo hoje em dia é ruim." - Opinião Saudosista.

Não há como negar que o NES e o SNES foram grandes representantes de suas gerações, com jogos e franquias que até hoje marcam os mais jovens e os mais velhos. Isso é tão verdadeiro que as empresas Indie conseguem retomar seus elementos de maneiras bem curiosas, trazendo novidades disfarçadas de games "retrô".

Ah, isso na minha época... =)


Se por um lado essas iniciativas fomentam e diversificam o mercado, por outro a tendência de acharmos que o que é antigo é melhor também é bem frequente. O fato de termos muitos games AAA fáceis demais - muito conteúdo e pouco desafio - não ajuda muito a provar o contrário.

Entretanto, não podemos nos deixar levar pelo saudosismo. Esse tipo de pensamento, embora enalteça valores antigos positivos, acaba cegando para os aspectos negativos. E não me venha dizer que o SNES e outros consoles antigos não tinham suas bombas, pois eles também tiveram. Seguir por esse tipo de caminho nos impede de enxergar as novidades reais que os novos tempos trouxeram.

Uma bomba para se esquecer...

Quer ver um exemplo de Saudosismo? Você, jogador das antigas, deve se lembrar dos passwords, certo? Aquela sequência que devia ser gravada para voltar de onde parou nos saves seguintes. Por mais divertido e até seguro que fossem (já que tudo era anotado no papel, se você perdesse o cartucho era possível recuperá-lo depois), eles não eram tão úteis como os HDs internos atuais. E nem vou contar o auto-save pois ele divide opiniões de game para game...

Anota aí!

Aproveitando a Nostalgia como se deve

Lembrar da infância quando se é adulto sempre é interessante para remontarmos toda uma época, e é natural que as coisas não sejam mais as mesmas já que tudo evolui (ou retrocede em alguns casos) com o passar do tempo. E tal como as lembranças, o lugar do passado é no passado.

Isso não significa que algo velho é ultrapassado. Os exemplos vistos nas empresas indies mostra que é possível reavivar aquele sentimento nostálgico com os ares modernos de hoje em dia. Shovel Knight, Shantae, Pier Solar, o vindouro Mighty No.  9, e tantos outros são apenas alguns exemplos de como eles podem ser inovadores: mesmo com gráficos em 8 ou 16-bits ou mesmo em gráficos modernos e jogabilidade side-scrolling, os elementos atuais como a quantidade de horas aproveitadas, exploração a altos níveis, colecionáveis e tantos outros traços podem ser muito bem aproveitados

Esperando ansiosamente ^^

E isso porque citei apenas os gêneros Plataforma e RPG, dois dos mais explorados atualmente pelas desenvolvedoras. Imagine o que se pode fazer com Beat'em Up, Shooters, luta em 2D... Viva a nostalgia! Mas não seja ranzinza. É justamente com a tecnologia que podemos reviver o passado e aproveitar o futuro.
Facebook
0
Google
 
Top