Chegamos ao Pidgey e suas evoluções, o primeiro "early bird" da história de Pokémon e sem dúvida um dos favoritos, embora essa linha evolucionária não seja exatamente forte ela compensa isso sendo muito legal, embora talvez simplista demais! Sem mais delongas vamos lá!

016 - Pidgey - Normal/Flying

Pidgey é um passarinho (sua espécia é literalmente "tiny bird") e não tem muita coisa que se destaque sobre ele exceto que ele introduz o conceito "early bird" - um Pokémon pássaro encontrado no início do jogo que evolui próximo ao nível dos iniciais mas raramente se destaca no competitivo. Possui uma expressão aparentemente irritada e marcas no contorno dos olhos que são até legais, mas todo o esquema de cor é bem apagado e genérico, e na arte original do Ken Sugimori era ainda pior já que nem os pés e bico tinham esse tom arroxeado. Essa simplicidade, porém, talvez seja o charme do Pidgey, e considerando que uma das maiores críticas pós Gen IV são os excessos que existem na imagem de cada pokémon, o que é simples pode ser bem vindo.

Provavelmente se você jogou os jogos no gameboy e até mesmo até a terceira geração, uma das suas principais lembranças do Pidgey deve ser o sand attack (Ataque de Areia), que praticamente todo treinador que o utilizava partia com esse ataque para reduzir sua precisão, e de vez em quando era bem chato se você não conseguisse o derrotar rapidamente.

O Pidgey, encontrado no início da sua jornada em Red, Blue/Gold e Silver, te prepara para o tipo Flying (Voador), e sua grande característica é voar...e muitas vezes são pássaros...
Honestamente, não parece que o tipo Flying foi bem planejado, talvez a intenção fosse dar um tom elemental para ele, estilo elétrico e fogo como nos RPGs mais tradicionais - por exemplo os elementos mais comuns de magia em Final Fantasy e Dragon Quest são, Fogo, Elétrico e Gelo que por sua vez incorpora água, e em seguida temos Terra e Ar que muitas vezes tomam facetas de servir como proteção ou recuperação de vida - por outro lado esse tipo não se chama Air (Ar) e passa mais a ideia de simplesmente serem seres voadores, talvez por isso tantos deles tenham Normal como tipo principal. O tipo Flying sempre foi muito útil pelo movimento Fly, que permitia ao jogador voltar a qualquer cidade já visitada, mas recentemente começou a ganhar destaque pela sua resistência ao tipo Fightining (Lutador) no qual pelo menos 1 pokémon de cada equipe sabe um movimento desse tipo. Embora o tipo Normal anule essa resistência em quase todos eles.

No anime Pidgey é, provavelmente, o Pokémon a mais ser utilizado como parte do cenário (isso
Pidgey acima do peso incapaz de voar
acontece até mesmo em Smash Bros.), mas sua participação não para por ai; no primeiro episódio ele ataca Ash e Pikachu com um.... Ataque de Areia, e foge após isso. Ainda na primeira geração do anime eles apareciam o tempo todo entregando cartas, tais como pombos correio, e no episódio 211 "Voando Até a Lua" eles aparecem em destaque já que se trata de uma ilha de Pidgeys acima do peso que não conseguem voar, já que eles são muito bem alimentados e nunca precisaram fugir de predadores. Esse episódio é incrível por algumas razões, abordou o tema da relação entre predador e presa, como isso impacta na evolução das criaturas (baseada na teoria de Charles Darwin), foi um episódio que falou sobre os perigos da obesidade e sedentarismo, e por fim toda a tentativa de Orvile (o único Pidgey "comum" da ilha) chegar a lua voando, que fracassa obviamente, é bem bacana e emocionante, em especial se você tem por volta de 10 ou 11 anos enquanto assiste isso.


O nome Pidgey, não faz sentido, ele claramente não é um pombo, sendo muito mais próximo de uma ave de rapina, mas tanto na versão original como em inglês a referência indica isso já que Pidgey indica ser uma distorção de Pidgeon (denominação geral para pombos).


017 - Pidgeotto - Normal/Flying

Pidgeotto é a evolução do Pidgey e visualmente é fácil de notar isso, ele é maior e alguns detalhes das penas mudam como um pouco da coloração e tamanho mas fora isso ele é uma evolução muito natural. Seu visual é bem mais majestoso e chamá-lo de pombo chega a ser ofensivo.

Felizmente a arte atual dele é bem mais bacana do que a utilizada na década de 90 fazia com que ele parece-se menor e até um pouco atarracado e não muito maior que um Pidgey, esse é um pokémon que se beneficiou muito com o passar do tempo. Talvez por esses problemas visuais fosse tão difícil achar algum boneco ou miniatura dele enquanto todos os outros da equipe principal do Ash apareciam em qualquer canto. As únicas coisas que se achavam do Pidgeotto eram adesivos ou miniaturas tão deformadas que você mal sabia do que se tratava. Uma pena.

No anime ele teve uma ótima participação aparecendo no começo da série e atuando em quase 80 episódios. No momento em que aparece a luta entre Pidgeotto e o Caterpie de Ash serve para ensinar as vantagens e desvantagens de tipo, precisamente nesse caso como Voador supera Inseto. Na verdade essa vantagem só faz algum sentido se o Pokémon voador em questão for um pássaro, o que não acontece em todos os casos, mas em termos de mecânicas de jogo esse tipo causa o dobro de dano em insetos independente de ser utilizado por um pássaro ou não. Após ser capturado o número de vezes que Pidgeotto é utilizado são incontáveis,  afinal além de batalhar por vários momentos ele foi utilizado como transporte aéreo. Ao chegar no episódio 81, traduzido pessimamente como "Uma Festa de Arromba" ele evolui e....deixa a equipe de Ash, como sempre. Pra completar Ash prometeu o revisitar um dia, porém além de um flashback ele nunca mais apareceu, triste fim para um Pokémon tão importante e legal.
Ainda bem que o tempo passa...
No mangá ele é muito apagado, aparece poucas vezes e os mais importantes são o Pidgeotto de Gold e o de Blue, sendo que ambos não fazem nada de especial.

Pidgeotto é a junção de Pidgeon com...alguma coisa, existe especulação de ser Otto, um pioneiro da utilização de aviões,  ou da palavra italiana pra 18 já que ele evolui no nível 18, mas a verdade é que não sabemos, e na verdade isso é ótimo, nomes como Beedrill são muito idiotas quando paramos pra pensar, mas Pidgeotto é muito mais interessante justamente por não ser óbvio.


017 - Pidgeot - Normal/Flying

Pidgeot é a última evolução do primeiro "early bird" de todos os jogos, e ele é bem incrível visualmente. As penas longas na cabeça realçam bem o senso de velocidade que a pokedex e  anime dizem que ele tem. Bom até podem dizer mas a verdade é que nos jogos o Pidgeot é bem medíocre, sua velocidade é decente tal como o ataque, e todo o resto é ruim. Somando a isso a falta de variedade de ataques na primeira geração e temos aqui um Pokémon não muito capaz.

No anime como foi dito acima, assim que evolui, o Pidgetto de Ash acabou com um Fearow que aterrorizava o local - alguns dizem que esse Fearow é o Spearow que liderou o ataque contra Ash ainda no primeiro episódio - e passou a liderar e cuidar dos Pidgeys e Pidgeottos no local. Em Johto durante a luta contra Falkner, na qual ele diz ser indescritível a sensação de voar em um Pidgeot e Ash concorda, sendo uma referência muito legal e causando uma sensação de progressão. Infelizmente Pidgeot nunca mais foi visto.

Nos jogos ele até tentava fazer alguma coisa na primeira geração graças a utilizar movimentos do tipo Normal com stab, mas mesmo assim sempre foi muito fraco. Mas da Beedrill ele ganhava facilmente, pelo menos isso. Talvez seu principal uso nos jogos tenha sido servir como o pokémon que usa Fly. Ao menos parecia que as coisas ficariam assim, até que um belo dia, do nada, ele ganhou uma mega.

 017 - Mega Pidgeot - Normal/Flying


Honestamente, não achava ser possível que o Pidgeot ficasse mais legal, mas bom, parece que foi o que aconteceu. Acho que o mais impressionante não são nem as penas, a coloração e sua distribuição que de alguma forma me lembra um super sayajin, mas sim os olhos que ao ficarem mais claros, ganharam um tom assassino.

É muito bom ver Pokémon de 20 anos atrás voltando a ter alguma relevância por causa das megas, e mesmo que alguns jogadores abominem essa mecânica, considero uma sacada bem legal da GameFreak, tanto nesse caso como no da Beedrill.

Infelizmente tanto o anime como o mangá ainda não deram chance alguma pro Mega Pidgeot brilhar, e considerando que após Sun e Moon esse mecânica foi deixada de lado, não sabemos se algum dia ele aparecerá com destaque. A não ser que o suposto "Pokémon Stars" traga novas megas e a mecânica volte a ficar ativa no modo competitivo.

Por falar em competitivo, tal como a Beedrill, o Pidgeot recebeu destaque em um atributo ofensivo (Special Attack) e velocidade, mas essa velocidade só poderá ser aproveitada totalmente agora no metagame o qual a transformação ocorre no início do turno, permitindo que o Pidgeot use um Hurricane sem medo de errar, graças a habilidade No Guard, devastando a equipe adversária. Uma boa Mega mas é difícil optar por usar ele enquanto há outras tantas mais poderosas. A menos que futuramente possamos usar mais de uma mega por time é difícil imaginar ele aparecendo em muitos times competitivos.
Facebook
0
Google
 
Top