Com tão pouco tempo de lançamento, o filho caçula da Nintendo já foi perturbado por hackers. E tudo isso graças à Apple, ou à incompetência da Nintendo em não se atentar para este claro problema.
O hacker em questão atende pelo nome de qwertyoruiop (sim, quase a primeira linha do seu teclado), ele utilizou um software responsável para renderizar páginas da web. Sabemos que o Switch não tem nenhum navegador, mas o console usa o Webkit, da Apple, para carregar os links das redes sociais que o usuário coloca nele, sendo esse basicamente o seu "navegador de internet" até o momento.
O hacker mostra a tela do Switch exibindo informações criadas por ele próprio, mostrando que de alguma forma o console foi invadido.
O hacker mostra a tela do Switch exibindo informações criadas por ele próprio, mostrando que de alguma forma o console foi invadido.
Outro hacker, intitulado LiveOverflow, publicou um vídeo (em inglês) onde explica parte do processo usado, e segundo ele, a brecha era originalmente do iOS 9.3.5, que a Apple consertou no ano passado.that's just how it goes pic.twitter.com/ztkFrbjz5u— qwertyoruiop (@qwertyoruiopz) 11 de março de 2017
Apesar de tudo, qwertyoruiop diz que não hackeou o console. Mas realizou uma Prova de Conceito que lhe permitiu executar comandos através do navegador.
Esperamos que a Nintendo tenha a mesma rapidez para consertar o problema.Just to be clear: I did not jailbreak the Switch. I simply demonstrated a proof of concept exploit that gives me code exec in the browser.— qwertyoruiop (@qwertyoruiopz) 13 de março de 2017