A descoberta foi feita pela Digital Foundry e os termos estão bastante técnicos, confira abaixo:
Em termos de performance, é perceptível que Zelda tem um desempenho pior no modo Dock, enquanto que a experiência no modo portátil se mostrou melhor e mais fluída. E para confirmar isso, nós contamos os frames do game baseado nas capturas de tela para garantir a precisão do teste. Em alguns locais, vemos os 30fps rodando suavemente no dock e de repente ele cai para 20fps.
Vamos às contas: no dock a contagem de pixel aumenta de 720p para 900p, equivalente a 56% de resolução. No entanto, a memória da largura de banda aumenta apenas 20%, de 1331MHz para 1600MHz. A largura de banda é compartilhada entre a CPU e a GPU, então a alta resolução do console no DOck sugere que ele está 'roubando' memória da largura de banda do núcleo dos processadores principais, tornando-o mais propenso à 'desacelerar' quando a CPU está sob carga.
Uma coisa é certa, se você quiser jogar Breath of the Wild com o mínimo de quedas de performance, terá de fazê-lo sem sua TV.