Com o lançamento e sucesso estrondoso de Super Mario 64, a Nintendo naturalmente começou a trabalhar em uma sequência para o jogo, batizada de Super Mario 128.

O nome foi usado pela primeira vez por Shigeru Miyamoto, durante uma entrevista para a Nintendo Power em Janeiro de 1997, o criador de Mario confirmou que o jogo se tratava de uma sequência de Super Mario 64 e seria lançando para o Nintendo 64DD ( periférico que adicionava mais poder ao hardware do N64), mas acabou sendo cancelada devido ao fracasso do periférico.

Miyamoto mencionou na conferência da Nintendo na E3 de 1997 que estava "apenas começando" o projeto. Em uma entrevista posterior para a Nintendo Power em novembro de 1999, o designer disse, "Bem, por mais de um ano na minha mesa, um protótipo programado de Mario e Luigi foram correndo no meu monitor. Estamos pensando no jogo, e isso pode ser algo que venha ser lançado em um sistema de jogo completamente novo, no caso o GameCube.

Super Mario 128 apareceu novamente no evento SpaceWorld em agosto de 2000, quando a Nintendo fez uma demonstração para exibir o poder por trás de seu então futuro console Nintendo GameCube. Na demonstração, um figura grande em 2D de Mario se dividiu em 128 Marios menores através de uma espécie de placa circular. A demo teve como objetivo deixar claro o poder técnico do GameCube.



Um ano mais tarde, na SpaceWorld 2001, Super Mario Sunshine foi revelado como o próximo jogo da franquia Mario, o que azedou as expectativas dos fãs em vislumbrar Super Mario 128 em um futuro próximo, muitos chegaram inclusive a cogitar que Mario Sunshine seria na verdade o aguardado Super Mario 128. No entanto, em entrevista após a E3 daquele ano, Miyamoto confirmou que Super Mario 128 e Super Mario Sunshine eram jogos diferentes, colocando assim, esperanças de que o jogo veria a luz do dia em algum momento futuro.


Em 10 de dezembro de 2002, a IGN informou que de acordo com uma entrevista da revista Weekly Japan PlayboyMiyamoto confirmou a continuidade do desenvolvimento de Super Mario 128. Em 2003, George Harrison afirmou em entrevista à CNN que Super Mario 128 poderia não aparecer no GameCube, mais uma vez os fãs ficaram desolados, outra plataforma e nada de Super Mario 128.

Em 2005, na GDC (Game Developers Conference), Reggie Fils-Aime, afirmou que Super Mario 128 seria finalmente mostrado na E3 2005. No entanto, pelo terceiro ano consecutivo, o jogo mais uma vez não apareceu na E3. Durante uma entrevista em vídeo da GameSpot na E3, Reggie Fils-Aime, declarou: "Eu só posso mostrar o que o Sr. Miyamoto dá-me para mostrar." Quando um repórter perguntou se ele existe, ele respondeu: "Eu vi alguns pedaços."

Em setembro de 2005, questionado sobre a situação do jogo por uma estação de rádio japonesa, Shigeru Miyamoto revelou que Mario teria um novo personagem ao seu lado e reiterou que o jogo iria aparecer no Wii com um nome diferente. Curiosamente, ele também mencionou que Super Mario 128 desempenhou um grande papel na concepção do Wii (então conhecido como Revolution), como Super Mario 64 fez para o Nintendo 64.


Eis que Super Mario Galaxy é lançado no Nintendo Wii, novamente, os fãs cogitaram que este talvez fosse o tão adiado Super Mario 128 de fato, no entanto, Miyamoto afirmou na E3 2007, que Super Mario Galaxy não era Super Mario 128 (de novo?), o pai de Mario explicou que que Super Mario Galaxy foi "criado pela equipe que fez Donkey Kong Jungle Beat, e o desenvolvimento de Super Mario Galaxy iniciou assim desenvolvimento de Donkey Kong Jungle Beat estava conluído em 2005, enquanto Super Mario 128 já está em desenvolvimento desde pelo menos a ano 2000, quando a demonstração tecnologia foi mostrada pela primeira vez.

Em 2006, Shigeru Miyamoto finalmente confirmou que Super Mario 128 não era mais um projeto, e que alguns de seus conceitos serviram para o desenvolvimento de Super Mario Galaxy. A palvra final veio durante seu discurso na conferência de desenvolvedores de jogos de 2007 (Game Developers Conference), Miyamoto revelou o que realmente aconteceu com Super Mario 128. "O que aconteceu com Mario 128?", disse ele no fim como uma nota de rodapé, "a maioria de vocês já jogaram...", e então, a tela mostrava que Mario 128 se igualava a Pikmin.


No fim, Super Mario 128 não foi nada mais do que projetos que a Nintendo utilizou para testar novas tecnologias. Seus conceitos influenciaram diversos jogos, sem nunca se tornar um jogo de fato. A menos que Shigeru Miyamoto venha a público desmentindo tudo novamente, já pensou?

Curiosidade:. Em Super Smash Bros. Melee, há um evento chamado "Super Mario 128" (Event Match #22); neste evento, o lutador deve derrotar 128 Marios pequeninos.

Continue conectado no A Casa do Cogumelo para mais curiosidades sobre suas séries favoritas. 

Facebook
0
Google
 
Top