Em Dezembro de 2016 os donos do 3DS também tiveram a oportunidade de se tornar designers de fases do Reino do Cogumelo, Graças ao porte de Super Mario Maker para o console, que até então era um exclusivo do Wii U.
O jogo
Super Mario Maker for Nintendo 3DS como é originalmente chamado, se trata de um porte feito para o nosso querido 3DS, (afinal de contas ele merecia não é mesmo?) onde os jogadores tem a oportunidade de se tornarem editores e criadores de fases em 2D do nosso querido bigodudo, utilizando-se dos vários recursos que são oferecidos para as criações. Porém o game sofreu algumas podadas para o 3DS como o fato de não vir com aquele lindo livro comemorativo, (que eu queria muito) no entanto as alterações não chegam a prejudicar a experiência do jogador, mas ao mesmo tempo não justifica ser removido.
Dentre os recursos que não estão mais disponíveis temos:
- A pesquisa de estágios por códigos foi removida.
- É possível jogar fases a partir do Wii U mas nem todas são compatíveis.
- O minigame de ataque as moscas foi removido.
- A patinha de gato e os outros recursos interativos na edição também foram removidos.
- O jogo não suporta figuras amiibo.
- Não é mais possível criar efeitos sonoros personalizados.
Para compensar as remoções novas funções foram inseridas ao game, tais como:
- Os jogadores podem criar estágios colaborativos via local play.
- Agora o jogo possui um tutorial interativo (e as vezes muito chato) com os personagens Mary.O e o pombo Yamamura.
- 100 novos estágios exclusivos feitos pela Nintendo.
- Muitos elementos já estão disponíveis desde o início, e você não precisa mais esperar os dias passarem para ter acesso a algum recurso.
- Os jogadores podem compartilhar seus estágios via local player e Steet Pass.
Super Mario Challenge
O Super Mario Challenge é um modo de jogo constituído por 100 fases divididas em 18 mundos, os estilos das fases envolvem os jogos: Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U, estes estilos também são os mesmos que o jogador pode utilizar para criar as próprias fases.
Alguns desafios adicionais são oferecidos no Super Mario Challenge, ou seja, cada fase possui duas missões que envolvem várias tarefas que o jogador pode realizar como derrotar todos os inimigos em uma fase, coletar uma certa quantidade de moedas, não ser atacado por nenhum inimigo, e por ai vai, esse modo de jogo é bastante interessante pois favorece muito o fator replay, e como recompensa por realizar as missões os jogadores podem desbloquear recursos adicionais quando forem criar suas fases.
E bora salvar a princesa (de novo) |
Course World
O Course World é um recurso no qual você alem de acessar o Super Mario Challenge e receber e enviar fases via Street Pass você também pode ter acesso a fases aleatórias de pessoas pelo mundo todo podendo até mesmo fazer o download das fases em seu console.
Vale a apena?
Apesar de se tratar de um porte para o 3DS, Super Mario Maker é uma ótima aquisição para sua coleção, pois se trata de um jogo infinito, mesmo que algum dia a Nintendo deixe de dar suporte para os servidores do game, ainda assim você poderá criar seus estágios e desafiar seus amigos ou até você mesmo, (é muito legal criar estágios complicados e se desafiar) e como a versão do 3DS pode ser levada para qualquer lugar, você já pode criar seus estágios e logo em seguida passar o 3DS para outra pessoa e desafia-la, Super Mario Maker funciona muito bem em um console portátil e sem dúvidas você irá se divertir muito!
Visual: 10/10
Jogabilidade: 10/10
Som: 10/10
Carisma: 10/10
Jogabilidade: 10/10
Som: 10/10
Carisma: 10/10
Conteúdo: 9/10